Imagem de fundo

A jovem Anita e a nova arte. “Quando viram minhas telas...

A jovem Anita e a nova arte.


“Quando viram minhas telas, todos acharam-nas feias, dantescas, e todos ficaram tristes, não eram os santinhos do colégio”. Com essa frase, a artista brasileira Anita Malfatti respondeu aos críticos de suas obras, após a exposição organizada pela artista em 1917. Sobre Anita Malfatti, é possível afirmar:


A

Devido ao grande sucesso, ela foi levada para os Estados Unidos e, nessa fase da vida, representou em suas pinturas aspectos da cultura tropical do Brasil.


B

Jovem, iniciou a carreira como anunciante de uma loja de acabamentos, mas a sua carreira internacional ganhou espaço com o quadro Bang.


C

Ela foi uma pianista e compositora carioca, e a sua participação no cenário artístico brasileiro foi fundamental para a definição da identidade musical do país, no início do século XX.


D

Suas experiências estéticas inovadoras atraíram escritores e artistas, aos quais ela se reuniu para organizar a Semana de Arte Moderna, em 1922.


E

Ela foi uma mulher negra guerreira, que se destacou na defesa dos escravos e na construção do Quilombo dos Palmares, tornando-se ícone na luta contra a escravidão.