Imagem de fundo

No que concerne a História do Ensino de Arte no Brasil...

No que concerne a História do Ensino de Arte no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961 e a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1996, a Arte passou a ser considerada como uma disciplina optativa no Ensino Médio, mas obrigatória no Ensino Fundamental.


B

A chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, trouxe consigo a abertura de academias de Arte e a disseminação de influências europeias, especialmente do barroco.


C

A criação da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro marcou um marco importante no ensino da Arte no país, pois a academia adotou um modelo de ensino baseado no academicismo, com ênfase na pintura, escultura e arquitetura clássica.


D

Ao longo do século XIX, o ensino da Arte passou por transformações significativas, uma vez que novas perspectivas pedagógicas e teóricas foram incorporadas, como a valorização da expressão individual, a ênfase na experimentação e o reconhecimento da Arte como parte essencial da formação humana.