Imagem de fundo

Nas artes visuais contemporâneas, práticas como a animação...

Nas artes visuais contemporâneas, práticas como a animação 2D, a videoarte e a colagem digital demonstram como as linguagens se expandem em diálogo com as tecnologias. Entretanto, essas produções não se restringem ao ambiente digital: muitas vezes incorporam processos analógicos (como o desenho à mão, a colagem física ou a performance filmada) que, posteriormente, são editados e transformados por softwares. Diante desse cenário híbrido, podemos afirmar que


A

o uso de softwares elimina a necessidade de qualquer prática analógica, já que o digital substitui integralmente os processos tradicionais.


B

a combinação entre técnicas analógicas e digitais amplia a experimentação artística, permitindo novas formas de criação e recepção de imagens.


C

a videoarte e a colagem digital só podem ser realizadas em meios digitais, sem a possibilidade de incorporar registros físicos ou experimentos manuais.


D

a animação 2D contemporânea depende exclusivamente de dispositivos móveis e aplicativos simplificados, sem necessidade de continuidade com tradições do desenho manual.


E

a coexistência entre meios analógicos e digitais resulta em obras idênticas, sem impacto sobre os processos criativos ou estéticos.