Questões de Concurso de Arte Contemporânea - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1200061

Concurso Professor - Área: Artes Plásticas 2019

Questão 30

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O artista francês Marcel Duchamp, com sua postura questionadora e revolucionária, contestou o sistema da arte e os padrões culturais da época com obras provocativas e irônicas.

As obras que produziu com objetos do cotidiano e apresentou em ambientes tradicionais de arte chamou de:

  • A. Land art.
  • B. Activities.
  • C. Site specific.
  • D. Assemblage.
  • E. Ready-made.

Questão de Concurso - 1200066

Concurso Professor - Área: Artes Plásticas 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Com relação à arte contemporânea e suas novas tecnologias, é correto afirmar que:

1. Waldemar Cordeiro foi um dos pioneiros da arte e tecnologia no Brasil, inaugurando as experimentações em arte e computador no país.

2. As investidas na área da arte em vídeo, da holografia, da utilização do xerox evidenciam a preocupação dos artistas brasileiros com os novos meios, na década de 80.

3. À medida que as práticas artísticas passam a utilizar mais os recursos computacionais, crescem as pesquisas com intuito de criar interfaces mais ousadas.

4. Na área da arte na internet ficam distantes as questões relacionadas à autoria, aos direitos do autor, ao plágio, às obras de arte em trânsito e à privacidade violada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1192407

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 41

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O princípio da cor em fusão busca a “instantaneidade” na experiência direta do artista com o momento efêmero da natureza. Tal princípio é associado ao:

  • A. Cubismo.
  • B. Fauvismo.
  • C. Expressionismo.
  • D. Impressionismo.
  • E. Dadaísmo.

Questão de Concurso - 1142819

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Arte 2017

Questão 44

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

E é esse programa inicial que funda o pensamento e a prática das “vanguardas” dos anos 1920: suprimir a arte enquanto atividade separada, devolvê-la ao trabalho, isto é, à vida que elabora seu próprio sentido.


(Adaptado de: RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política)



Considerando o excerto acima, são exemplos de vanguardas dos anos 1920:

  • A.

    Impressionismo - Surrealismo - Realismo - Concretismo.

  • B. Dadaísmo - Impressionismo - Cubismo - Concretismo.
  • C.

    Surrealismo - Dadaísmo - Concretismo - Pós-modernismo.

  • D.

    Dadaísmo - Expressionismo - Construtivismo - Surrealismo.

  • E.

    Concretismo - Impressionismo - Realismo Socialista - Dadaísmo.

Questão de Concurso - 1063257

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 30

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Durante a Renascença, o Drama Escolar se consolidou como forma de fazer teatro com características próprias. Sobre Drama Escolar, assinale a alternativa correta.
  • A. As produções teatrais do Drama Escolar exerciam seu efeito especialmente pelo impacto das imagens visuais, já que o latim, língua hegemônica na escola, era compreendido por poucos.
  • B. Representantes da reforma protestante condenaram esse tipo de montagem desde o seu início, destacando que desvirtuavam a construção de bons costumes.
  • C. A representação de aspectos da vida estudantil e a veiculação de conselhos, como a moral da história, eram aspectos que caracterizavam o Drama Escolar.
  • D. Suas montagens eram realizadas dentro de espaços padronizados, quase sempre em salas de aula amplas, de forma a se adaptar à realidade escolar.
  • E. O Drama Escolar tinha como principal característica a ausência de cenários, apoiando-se quase que exclusivamente na utilização de adereços.

Questão de Concurso - 1187087

Concurso

Questão 33

Nível

Segundo Dias (2005), a discussão das representações de gênero e sexualidade na arte contemporânea tem se destacado quando se buscam soluções para o desenvolvimento de práticas educacionais que promovam a pluralidade e a diversidade.

Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pesquisas interdisciplinares que traspassem Arte / Educação multicultural, cultura visual e teoria queer têm pouco a contribuir para a compreensão e discussão da diversidade sexual, visualidade e para o ensino e a aprendizagem da Arte.

  • B.

    O ensino multicultural de arte pode ser conceituado como processo educacional interdisciplinar comprometido em desenvolver empatia, aceitação, entendimento e relações harmônicas entre pessoas de diferentes culturas e subculturas.

  • C.

    Para pensar problemas colocados à questão multicultural no ensino de artes visuais, é necessário compreender também como as mudanças no mundo das representações de gênero e da sexualidade na cultura visual contemporânea realizam-se efetivamente em dados contextos.

  • D.

    Para que necessárias mudanças se concretizem na educação multicultural, é preciso que a cultura visual seja concebida e estudada como instrumento para promover a aceitação da diferença e o reconhecimento da alteridade em suas manifestações de gênero, sexualidade, raça e classe.

Questão de Concurso - 1147182

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 35

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

A produção artística contemporânea é marcada por uma multiplicidade de suportes para criação. Um dos suportes utilizados na contemporaneidade é o próprio corpo e suas possibilidades de exploração artística que rompe as fronteiras entre as artes visuais e o teatro, traduzindo-se em ações artísticas. Quando essas ações acontecem a partir da imprevisibilidade e são passíveis da participação do público, chamamos de

  • A.

    Performance.

  • B.

    Happening.

  • C.

    Instalação.

  • D.

    Ready Mades.

  • E.

    Arte Povera.

Questão de Concurso - 1129661

Concurso Professor de Artes Visuais 2018

Questão 11

Colégio Pedro II

Nível Superior

  • A.

    Realidade e a religião.

  • B.

    Lei da Frontalidade e pouca habilidade técnica.

  • C.

    Contornos marcados e regularidade geométrica.

  • D.

    Desenhos simples com apelo infantil e religiosidade.

Questão de Concurso - 1070075

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica 3 - Área Artes 2017

Questão 39

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Andy Warhol , artista norte-americano , utilizava-se dos conceitos da publicidade em suas obras, aproveitava-se de cores fortes , brilhantes e tintas acrílicas. Recriou a pop art, começando a serigrafar o cotidiano e os artigos de consumo.

A reprodução das latas de sopa Campbell é um exemplo desse trabalho . Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas , como:

  • A.

    o entalhe, cortando e extraindo o material supérfluo até obter a forma desejada.

  • B.

    os lápis normais umedecidos com um pincel molhado para produzir vários efeitos.

  • C.

    a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.

  • D.

    as aquarelas sombrias em tons de azul e verde azulado, mas, ocasionalmente usava outras cores.

  • E.

    a aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

Questão de Concurso - 1075569

Concurso SEE SP Professor - Área: Artes 2010

Questão 30

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Pode-se afirmar que todas as formas de arte canto, dança, música na tradição africana possuem o mesmo processo de aprendizagem, fundamentalmente ligado ao aspecto

  • A.

    ancestral monárquico africano, em que os conteúdos estéticos são transmitidos de geração a geração.

  • B.

    mitológico, o Yoruba, em que os descendentes no Brasil vivenciam a cultura dos ancestrais.

  • C.

    simbólico dos orixás, em que são ensinados e reforçados os padrões e valores do povo da África Ocidental, Equatorial e Oriental.

  • D.

    religioso, o religare, em que os conteúdos culturais são transmitidos de geração a geração.

  • E.

    ritualístico, em que são ensinados os rituais específicos realizados nos terreiros de candomblé.