Questões de Concurso sobre Diagramador (ver na matérias Conhecimentos Técnicos de um Cargo)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
57 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Quando o Quadro do Aplicativo do software Adobe InDesign versão CC 2018, em sua configuração padrão, ou qualquer um de seus elementos é movido ou redimensionado,


A

o espaço de trabalho é reconfigurado para um formato que diminui a resolução das imagens contidas no documento.


B

o software impede que o quadro agrupe os elementos da área de trabalho em uma única janela integrada.


C

os elementos do espaço de trabalho são dispersados e redistribuídos em diferentes janelas.


D

os painéis desaparecem com a alternância entre os aplicativos, excluindo automaticamente as ações feitas quando eles estavam visíveis.


E

todos os elementos dentro dele respondem uns aos outros de maneira que nenhum se sobrepõe.

No software Corel Draw versão 2018, em sua configuração padrão, a ferramenta Dimensão de Segmento


A

é usada para “pixelar” linhas de dimensão paralela.


B

serve para transformar em pixels as linhas de dimensão angular.


C

tem o papel específico de fazer legendas de 3 pontos.


D

tem por função principal aplicar múltiplos preenchimentos a um objeto.


E

permite exibir a distância entre os dois nós finais em um segmento.

As réguas da janela de desenho ajudam a desenhar, dimensionar e alinhar objetos de forma precisa no CorelDRAW. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica dessas réguas.


A

Por padrão, o CorelDRAW aplica as unidades utilizadas para as réguas às distâncias triplicadas e de deslocamento.


B

As réguas horizontal e vertical trabalham sempre na mesma unidade de medida, sem possibilidade de alteração.


C

É possível definir uma polegada da tela de forma que corresponda a uma polegada de distância “real”.


D

Se a unidade de medida das réguas for alterada, a unidade de medida de ângulos de deslocamento também será alterada automaticamente.


E

Para mover uma régua, mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste-a para uma nova posição na janela de desenho.

No software Corel Draw versão 2018, em sua configuração padrão, a ferramenta Alinhamento e Distribuição de Nós


A

permite fazer o alinhamento dos nós de diferentes curvas.


B

tem por principal característica distribuir séries de pixels sobre a superfície de um polígono.


C

determina que cada conjunto de nós deve ter um espaçamento diferente na horizontal.


D

executa a distribuição de nós por meio de um processo lento e manual.


E

faz o alinhamento de nós mediante a exclusão da caixa delimitadora da seleção.

"A maneira mais eficiente e efetiva de desenhar um livro é usar um software profissional de edição, como o Adobe InDesign ou o QuarkXPress. Programas como o InDesign lhe permitem arrastar e soltar intuitivamente elementos e criar com facilidade grades/grids, números de página (fólio), refinamentos tipográficos e outros recursos."

Adaptado de LUPTON, Ellen. A produção de um livro independente, 2011.

Sobre as funcionalidades do Adobe InDesign, assinale a alternativa correta.


A

Ao exportar um PDF para impressão, não é possível incluir a área de slug (espaçador), para evitar perda de papel.


B

A opção de Comprovação (Preflight) é útil, apenas, para finalizar arquivos para web, pois só emite avisos sobre as imagens em RGB.


C

A funcionalidade de Página-mestra serve para checar vários aspectos na etapa final do projeto, ou seja, a do fechamento de arquivo.


D

Nesse programa, só é possível gerar arquivos de PDF de baixa resolução, já que as imagens sempre vão sofrer compactação.


E

O InDesign oferece a funcionalidade de Pacote (Package), para reunir todas as imagens e demais recursos utilizados em seu projeto junto ao arquivo editável.

É importante conhecer a gramatura do papel utilizado no produto final, de modo que se obtenha o melhor resultado possível na impressão, e não se desperdice dinheiro com gramaturas desnecessárias. Para se imprimir jornais e folhetos frente e verso, a uma cor, com o mais baixo custo, a gramatura recomendada seria


A

120 g/m².


B

15 g/m².


C

90 g/m².


D

55 g/m².

Segundo o conceito de “Moldura de Referência” de Wong, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Para se obter um formato perfeitamente proporcional no processo produtivo de um material gráfico com base no sistema DIN (Deutsche Industrie Norms – também chamado de “Formato Internacional”), deve-se multiplicar o lado menor de um retângulo projetado por 1,4142 ou dividir o lado maior do retângulo também por 1,4142.

( ) A “Página-Mestra” é um recurso dos softwares de diagramação que permite projetar os elementos comuns em publicações com várias páginas, e nesse caso, caracteriza-se por ser uma Moldura de Referência de grande relevância.

( ) A Moldura de Referência em trabalhos para impressão digital possibilita melhores ajustes se comparada com a impressão pelo sistema offset.

( ) A composição de unidades de forma em repetição é um recurso que pode resultar em um trabalho harmônico dentro da Moldura de Referência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V – F – V – V.


B

V – V – F – V.


C

F – F – V – V.


D

V – F – V – F.


E

F – V – F – F.

Alguns tamanhos de papel permitem um aproveitamento maior do que outros. Sendo assim, a fim de se imprimir cartões postais 10x15 cm em um papel tamanho A3, mantendo-se uma reserva de 1 cm para marcas de registro e cortes em guilhotina, é possível colocar-se


A

8 postais por folha.


B

6 postais por folha.


C

5 postais por folha.


D

4 postais por folha.

Com relação aos sistemas de diagramas para construção da página, assinale a afirmativa incorreta.


A

Construir um diagrama eficaz para um determinado projeto significa destrinchar cuidadosamente seu conteúdo específico, em termos de qualidades visuais e semânticas do espaço tipográfico.


B

O diagrama permite que vários colaborados participem de um mesmo projeto ou em projetos correlatos sem comprometimento das qualidades visuais ao se passar de um objeto ao outo.


C

O diagrama induz uma ordem sistemática num layout, diferenciando tipos de informação e facilitando a navegação entre eles, tornando a diagramação mais lenta quando a quantidade de informação for muito grande.


D

Deve-se criar uma lógica rítmica ou sequencial entre as páginas duplas (par e impar) pensando na sua relação com o diagrama que estabelece uma unidade entre as partes.


E

Num diagrama organizado por colunas estas podem ser dependentes umas das outras no texto corrido e independentes para pequenos blocos de texto.

Em um Birô de impressão, também conhecido como Gráfica Rápida, um cliente solicitou a um diagramador que criasse uma peça para um cartão de visita de um serviço de eletricista para que fossem impressas 100 unidades do mesmo. Sobre isto marque a alternativa CORRETA.


A

Foram utilizadas, no projeto, as cores primárias, verde, laranja e azul.


B

Para ser usada na peça toda, foi escolhida uma fonte que pertence a uma família tipográfica em estilo decorativa acentuando a legibilidade do projeto.


C

Na peça criada, foi inserido uma composição simbólica composta pelos ícones de um capacete e um raio que representam com clareza o tipo de atividade desenvolvida pelo proprietário do cartão.


D

Ao finalizar a peça, o diagramador não solicitou a aprovação do cliente, pois julgou que o projeto atenderia todas as necessidade e enviou diretamente para impressão de acordo com procedimento padrão.


E

Para impressão, foi escolhido um papel de gramatura igual a 90g, pois este é o papel adequado a este tipo de peça gráfica.

Em uma escola foi solicitado ao diagramador que realizasse a transformação de uma imagem bitmap em uma imagem vetorial, para esta tarefa, ele utilizou o software Corel Draw X6. Sobre isto, examine as afirmações utilizando V para VERDADEIRO ou F para FALSO e depois marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA.


( ) A ferramenta "Rastrear Bitmap" possui em seu menu opções para tornar a vetorização mais rápida.

( ) Neste caso a vetorização foi um processo no qual uma imagem com linhas e curvas manipuláveis individualmente ou em conjunto foi transformada em uma imagem composta por pixels.

( ) Utilizando a ferramenta B-Spline foi possível reproduzir todas as formas retas da vetorização de forma mais eficaz e rápida.

( ) Durante o processo foi possível bloquear alguns objetos e formas para que não fossem movidos durante o processo.

( ) Após a criação de cada forma que compôs a imagem vetorizada, foi possível manipulá-las utilizando as ferramentas de edição de forma.


A

V - F - F - V - V.


B

V - V - F - F - V.


C

F - V - V - F - F.


D

F - F - V - V - F.


E

F - F - F - V - V.

Na Marca de uma sorveteria foi utilizada uma imagem de um sorvete fotografada pelo celular do proprietário. Marque a alternativa CORRETA.


A

Na faixada da sorveteria um front ligth de 5,0m x 2,0m será produzido com a referida marca em destaque, onde a imagem acima apresentada poderá ser ampliada para este tamanho sem que se perca qualidade e resolução.


B

Uma marca pode ser composta por um símbolo e um texto ou por apenas este último.


C

O mais importante na composição de uma marca é a utilização de imagens fotográficas.


D

As cores não são os elementos importantes na marca.


E

Para que uma marca seja bem-sucedida e atinja seu público alvo, ela não precisa ser nem equilibrada nem harmônica.

Levando em consideração as relações visuais entre palavra e imagem, observe as ilustrações e relacione-as aos textos baixo.

Imagem associada para resolução da questão

(WHITE, Jan V. Edição e Design: para designers, diretores de arte e diretores; o guia clássico para ganhar leitores. São Paulo: JSN, 2006.)

1 - Imagens despertam curiosidade e emoção, por isso as use como gancho para mergulhar os leitores na história. As pessoas olham primeiro as imagens, depois costumam procurar a explicação delas.

2 - Acrescentadas a foto juntamente com que proferiu o texto é uma forma de combinar palavra com imagem para criar uma compreensão mais viva.

3 - Procure ampliar a foto o suficiente para que os detalhes apareçam com clareza quando o propósito dela for informar.

Marque a alternativa que corresponde a relação CORRETA.


A

F - 1; G - 3; H - 2.


B

F - 1; G - 2; H - 3.


C

F - 3; G - 1; H - 2.


D

F - 2; G - 1; H - 3.


E

F - 2; G - 3; H - 1.

Rasterizar significa:


A

transforma em vetor.


B

transformar em monocromático.


C

transforma em Bitmap


D

transformar em Duotone.


E

transformar em animação.

Sobre o modo de Cor CMYK marque a alternativa CORRETA.


A

É Utilizado na visualização e projeção de imagens em dispositivos eletrônicos.


B

É também chamado de Cor Luz.


C

É o modo de cor utilizado nas impressoras Offset de impressão gráfica.


D

Pode ser obtido através do resultado de uma síntese aditiva, onde a soma de todas as cores é igual a branco.


E

Possui 4 cores em sua formação em cuja sigla, C é igual a Cinza, M é igual a Magenta, Y é igual a Yellow ou Amarelo e K é igual a Black ou Preto.

Converter imagens bitmap em imagens formadas por linhas, formas e cores que podem ser lidas matematicamente por um software podendo ser ampliadas tantas vezes quantas possíveis de serem impressas sem que percam sua definição, resolução e como consequência sua qualidade visual, são características de que processo?


A

Animação.


B

Digitação.


C

Vetorização.


D

Pixelização.


E

Digitalização.

Um Órgão público possui uma impressora laser tamanho A3 colorida para a impressão de seus serviços internos, neste caso sobre o aproveitamento de papel, examine as afirmações, utilizando V para VERDADEIRO ou F para FALSO e depois marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Os avisos afixados no quadro do hall do referido órgão são impressos em formato A3, pois desta forma é possível imprimir duas peças A4 por folha na referida impressora.

( ) A impressão policromática não pode ser impressa neste tipo de impressora.

( ) O tamanho máximo do papel utilizado nesta impressora é de 297mm x 420mm.

( ) Um Boletim informativo monocromático, impresso frente e verso e em papel estilo reciclado, é impresso mensalmente com uma tiragem de 50 (cinquenta) unidades.

( ) Impressoras Laser deste tipo usam tonners de impressão agrupado em duas cores cada.


A

F - F - V - V - F


B

V - V - F - V - F


C

F - V - V - F - V


D

V - F - V - V - F


E

F - F - F - V - V

Sobre a classificação tipográfica, considere as afirmações.


I - Estilo antigo ou OldStyle tem junções de serifas agudas que fazem com que estas pareçam ter nascido dos traços das astes.

II - SansSerif ou Sem Serifa são estilos que nasceram no início do século XX, rejeitando não apenas as serifas presentes em estilos anteriores, mas também suprimindo a variação significativa na espessura e no peso dos traços.

III - A tipografia cursiva é aquela que apresenta o estilo de uma letra caligráfica ou de letras criadas manualmente. Esses tipos começaram a surgir no final do século XIX.


Está(ão) Correta(s)


A

Apenas I.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas II.


E

I, II e III.

Em uma editora, iniciou-se a diagramação de um livro utilizando o software Adobe Indesign CS6, sobre este processo, examine as afirmações utilizando V para VERDADEIRO ou F para FALSO e depois marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Com a impossibilidade de criar colunas na janela inicial de configuração do documento, foi preciso usar as linhas guias posteriormente para realizar esta ação.

( ) Ao realizar a importação do texto, foi possível selecionar nas opções que fossem importados também os estilos de parágrafo configurados e utilizados no editor de texto, mantendo assim a integridade de sua formatação, ao ser importado.

( ) Na configuração do documento foi selecionada a opção "Páginas opostas ou FacingPages" para organizar as páginas do documento em páginas espelhadas, para visualizar as páginas do livro aberto.

( ) A numeração da página foi inserida na Página-mestre.

( ) Como não havia como importar o texto de forma direta, o diagramador precisou utilizar o recurso de copiar o texto da página do editor de textos e colar no na página Indesign.


A

F - V - V - V - F


B

F - F - V - V - V


C

V - V - V - V - F


D

V - F - F - F - V


E

F - V - F - F - F

Caso os círculos que compõem a página fossem compostos por tons de bege, violeta, marrom, vermelho e azul marinho, as páginas poderiam ser impressas em apenas quatro cores.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado