Imagem de fundo

Rudolf Laban, bailarino e coreógrafo húngaro, elaborou um sistema de notação de dança q...

Rudolf Laban, bailarino e coreógrafo húngaro, elaborou um sistema de notação de dança que associa o movimento ao espaço no qual ele se desdobra.



Um docente de Arte dos anos finais do Ensino Fundamental propõe que seus alunos observem e explorem movimentos espontâneos em um espaço e tempo determinados. Ele espera com essa atividade desenvolver nos alunos a capacidade de criar movimentos expressivos, alterando o tempo e o espaço da gestualidade cotidiana.


Considerando o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental e com base na descrição da atividade relativa à unidade temática “dança” e ao objeto de conhecimento “elementos da linguagem”, assinale a opção que indica corretamente a habilidade que está sendo desenvolvida.

A

Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica.

B

Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

C

Explorar e analisar elementos constitutivos como altura, intensidade e ritmo, por meio de canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação.

D

Discutir, sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

E

Explorar fontes sonoras diversas, como as do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), da natureza e de objetos cotidianos, reconhecendo seus elementos constitutivos.