

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No Brasil Colônia, o teatro se expande a partir de 1567, quando o padre José de Anchieta, por sugestão de Manuel de Nóbrega, faz representar em São Paulo de Piratininga uma peça intitulada Pregação Universal.
Anchieta foi o maior representante jesuíta da produção teatral no Brasil no século XVI e um dos primeiros a elaborar peças na língua geral (tupi).
A respeito do teatro jesuítico, é correto afirmar que
era encenado com um fim em si mesmo, estando separado das festividades de caráter religioso por tematizar cenas pagãs da vida dos gentios.
apresentava exibições declamatórias ou cênicas sobre a cosmovisão indígena, para permitir que os colonizadores lusos compreendessem o universo tupi.
tinha como principal objetivo enfatizar os dogmas da igreja católica e na América adquiriu uma função evangelizadora em relação aos colonos e aos indígenas.
criou uma continuidade de palco, com escritores, atores, e público relativamente estáveis, articulados nos colégios, nos pátios das igrejas e nos aldeamentos da ordem.
adotava o gênero de autos de Gil Vicente, uma composição cômica popular, de concepção simples e de ação burlesca, que caricaturava o bem e o mal.