Imagem de fundo

O ato de ensinar pode estar baseado em receitas...

Ensinar exige um auto grau de ascetismo: a alegre responsabilidade por uma vida confiada a nós, uma vida que devemos influenciar sem qualquer indício de dominação ou auto satisfação. Cada encontro tem suas próprias leis e estrutura, sua própria realidade, que não é incompatível com a compreensão e permeação. Mas, como qualquer relação que expresse o espírito do serviço para a vida, essa relação pedagógica deve ser mantida impessoal.

-

Herbert Read. O professor. In: A educação pela arte.

São Paulo: Martins Fontes, 2001 (com adaptações).

-

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

O ato de ensinar pode estar baseado em receitas pré-determinadas, reduzindo o papel do professor ao de um mero repetidor de conteúdos.


C

Certo


E

Errado