Imagem de fundo

Ativistas protestam contra o uso de animais em...

Ativistas protestam contra o uso de animais em pesquisas


Cerca de 100 ativistas participaram na noite desta sexta-feira de um ato contra o uso de animais em aulas e pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC). O grupo se reuniu diante da Concha Acústica para manifestar solidariedade a ativistas de outras regiões e criticar o desembargador federal Tadaaqui Hirose, que suspendeu a liminar que proibia o uso de animais para pesquisas na universidade. Em seguida, seguiu em caminhada pelo campus.


(Terra. 25.10.13. Adaptado)


Em outubro de 2013, as primeiras manifestações que desencadearam o debate sobre o uso de animais em pesquisas ocorreram


A

no centro do Rio de Janeiro, quando jovens adeptos da tática black bloc se manifestaram de forma bastante violenta.


B

na Rússia, quando um barco do Greenpeace foi detido pela marinha russa e todos os militantes estrangeiros da ONG ambientalista foram acusados de pirataria.


C

em um instituto de pesquisa no interior de São Paulo, que utilizava ratos e cachorros em seus experimentos com medicamentos e cosméticos.


D

em frente à sede do governo estadual de São Paulo, devido à suspeita de que o governo paulista financiaria esse tipo de pesquisa.


E

em Brasília, em frente ao Congresso Nacional, à época da votação de uma lei favorável ao fim das pesquisas com animais.