“A ONU considera esta a pior crise humanitária do século, sendo este também o maior fluxo de refugiados desde a II Guerra Mundial. Em 2016, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,6 milhões – não em trânsito no momento, mas que passaram por essa situação desde que esses números são compilados. O número registrou alta de 10,3% em comparação com 2014, depois de uma estabilidade entre 1996 e 2011.”
Disponível em: https://www.politize.com.br/crise-dos-refugiados/. Acesso em: 10 nov. 2021.
O texto faz referência à problemática dos refugiados no mundo atual, sobre a qual se verifica o seguinte:
a crise política vivida na Venezuela culminou com a falta de alimentos no país e levou à migração em massa de venezuelanos para os Estados Unidos.
a seca nas regiões desérticas do norte da África, que impossibilita o desenvolvimento da agricultura, é a segunda maior causa de refugiados na Europa.
a principal origem dos refugiados são os conflitos armados na Líbia, no norte da África, e sobretudo entre povos do Oriente Médio e sudoeste asiático.
a perseguição religiosa e a fuga de doenças contagiosas como no caso do “corona vírus” (covid-19) são as responsáveis pela alta de 10,3% na taxa de refugiados.
a migração populacional de indivíduos que saem de suas terras em busca de trabalho nos países desenvolvidos constitui o maior número de refugiados atualmente.