Imagem de fundo

Ao demonstrar esperança no êxito do projeto de recuperação...

Os governadores de Minas e do Espírito Santo, Aécio Neves e Paulo Hartung, mais o prefeito de Ipatinga e a ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand, protagonizaram um encontro incomum de consciência ecológica e vontade política. Melhor. Com decisões e ações efetivas em prol da recuperação de um rio situado em uma das bacias hidrográficas mais degradadas hoje de todo o Sudeste brasileiro. Era a abertura do 3.º Fórum das Águas do Rio Doce – Integração e Sustentabilidade.

“Estamos construindo um novo modelo democrático de recuperação ambiental. Nossas águas estão saturadas devido a um modelo antigo de exploração econômica que se comprovou insustentável”, afirmou Aécio Neves. “Se nós conseguimos acabar com a corrupção instalada em todos os setores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo, e controlar a violência e a influência do narcotráfico em um estado símbolo e secular de desmando como o nosso, por que não podemos sanear nossas águas?”, disse Paulo Hartung.


JB Ecológico, ano 5, n.º 63, abril de 2007, p. 21-2 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, além dos demais aspectos que suscita, julgue os itens que se seguem.

Ao demonstrar esperança no êxito do projeto de recuperação da bacia do rio Doce, o governador capixaba lembrou que seu estado enfrentou, com sucesso, a difícil batalha contra a corrupção que se entranhara no conjunto das instituições locais.


C
Certo

E
Errado