Imagem de fundo

Rússia e Ucrânia são nações que possuem relações históricas, atualmente postas em xeque...

Rússia e Ucrânia são nações que possuem relações históricas, atualmente postas em xeque. Os países estão em guerra desde 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, após reconhecer a independência de duas províncias separatistas de Donetsk e Luhansk. Entre os motivos declarados e aqueles levantados por analistas, está a associação da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que foi entendido pela Rússia como uma ameaça à sua soberania regional.


Em relação à OTAN e ao referido conflito, assinale a afirmativa correta.

A

A OTAN é uma aliança comercial composta por países europeus com o objetivo de estabelecer trocas livres de tributação internacional. A associação da Ucrânia ao grupo garantiria ao país acordos comerciais melhores com o bloco europeu, o que prejudicaria o comércio entre os dois países.

B

A OTAN é um tratado internacional que visa a estabelecer as bases de atuação dos países membros em temas de interesse da União Europeia. Para a Rússia, não é vantajoso ter um país que lhe faz fronteira neste grupo porque seus interesses no que toca ao comércio internacional e a adoção de políticas de sustentabilidade são muitas vezes contrários aos do bloco europeu.

C

A OTAN é uma aliança militar criada em 1990, após a queda do muro de Berlim, para defesa conjunta dos países que estavam fora dos domínios da União Soviética. O movimento da Ucrânia ameaça a soberania russa, porque o país é a principal fronteira da Rússia com o continente europeu.

D

A OTAN é um organismo multilateral que reúne 30 países com interesses comuns nas áreas de mudanças climáticas. A aproximação da Ucrânia à instituição significa a adoção de determinadas políticas de sustentabilidade que reduziriam a competitividade russa no mercado internacional da região.

E

A OTAN é uma aliança político-militar criada em 1949, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, por 12 países, estabelecendo o compromisso de defesa conjunta num contexto marcado pela Guerra Fria, visando neutralizar o poder da então União Soviética. A aproximação da Ucrânia ao bloco significa a expansão da OTAN em território de influência política russa.