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Segundo afirmou o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em de...

Segundo afirmou o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em dezembro de 2023, os manufaturados nacionais ainda estão distantes do mercado mundial e o Brasil está perdendo oportunidade de alavancar a produção industrial, ao contrário de outros países “que se prepararam para o futuro e o futuro chegou”.


Internet: <https://agênciabrasil.com.br> (com adaptações).


Dado o cenário descrito no texto precedente, é correto afirmar que a recente queda da participação brasileira no comércio exterior de bens manufaturados ocorreu por uma série de fatores, entre os quais está

A

o aumento da competitividade dos mercados internacionais, já que países como o México ganharam espaço na produção, inclusive competindo com produtos chineses na produção de bens, o que provocou a diminuição da inserção de produtos brasileiros em mercados internacionais.

B

a grande dependência da exportação da produção brasileira de manufaturados para os países da Ásia, América do Norte e América Central, sobretudo para os Estados Unidos da América, o maior destino desses produtos.

C

o pouco interesse das empresas brasileiras em exportar produtos manufaturados, a despeito da queda da inflação em 2022 e 2023 e da substancial redução da taxa básica de juros (SELIC) pelo Banco Central do Brasil, o que barateou o crédito do setor privado.

D

a inércia do governo e de suas agências de promoção à exportação, que negligenciaram o setor e não criaram nenhuma alternativa para almejar novos mercados.