Imagem de fundo

Brasil volta a criticar violações de direitos humanos na...

Brasil volta a criticar violações de direitos humanos na Palestina


Itamaraty expressa indignação diante da violência contra a população.


O governo brasileiro publicou nova nota contra violações sistemáticas de direitos humanos na Palestina. O Ministério das Relações Exteriores expressou profunda indignação diante dos recorrentes episódios de violência contra a população civil no Estado da Palestina, não se restringindo à Faixa de Gaza e se estendendo à Cisjordânia. Segundo a nota, a comunidade internacional segue testemunhando as graves violações de direitos humanos e humanitários com os ataques de Israel à infraestrutura civil, inclusive a locais religiosos, e às instalações das Nações Unidas. O Brasil destaca a violência indiscriminada e o vandalismo por colonos extremistas na Cisjordânia, como o incêndio de uma igreja em ruínas e de um cemitério bizantino.


(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/. Acesso em: julho de 2025.)


Os conflitos entre Palestina e Israel tem ganhado repercussão internacional pela violência e pelo número de mortos crescente, principalmente na Faixa de Gaza. No Brasil, o Itamaraty, órgão responsável pela diplomacia e relações internacionais, emitiu uma nota oficial de posicionamento. Essa atitude pode contribuir com a redução de danos, visto que


A

desperta o sentimento de vingança nos palestinos, com apoio internacional, para avançar contra Israel e perpetuar o conflito, sem precedentes.


B

incentiva a comunidade internacional a se posicionar, em prol da proteção dos palestinos diante do cenário de genocídio, pela defesa humanitária.


C

induz a comunidade internacional a armar a população palestina, como atitude viável de defesa e contra-ataque às investidas de Israel, apresentando-se como única forma de solucionar o impasse.


D

convoca os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a fornecerem auxílio para envio de suprimentos aos afetados, como medida que expressa a aprovação do Brasil em relação ao conflito.