Questões de Concurso sobre Amazônia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
309 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O trabalho tratado no texto relaciona o crescimento da floresta amazônica a um importante fato histórico mundial. Assinale-o.


A

Chegada dos portugueses ao Brasil.


B

Colonização inglesa e holandesa no Caribe.


C

Conquista da Amazônia pelos bandeirantes.


D

Descobrimento da América pelos espanhóis.

O Ministério Público Federal na Amazônia, em conjunto com a Polícia Federal, investiga um suposto massacre de uma tribo indígena isolada na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, ocorrido no mês passado. O órgão confirmou a investigação, instaurada na última terça (29 de agosto), a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio). A Procuradoria não confirma o número nem a etnia dos índios. A área sob investigação fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, próximo à fronteira com o Peru, a cerca de 1000 km de Manaus.


(Folha de S.Paulo, 09.09.17. Disponível em:<https://goo.gl/ZzohcQ> . Adaptado)


A suspeita é de que os índios tenham sido assassinados


A

por um grupo de garimpeiros ilegais.


B

a mando de pecuaristas que possuem terras no entorno.


C

a mando de grileiros que atuam na região.


D

por seguranças de uma empresa de extração de látex.


E

a mando dos sócios de uma madeireira clandestina.

Sobre a vegetação, que os cientistas do estudo tratado no texto suspeitam ter sido originária de faixas da Amazônia, analise.


I. Comum em altas latitudes, de clima continental frio, com vegetação densa, formada por árvores de folhas em forma de agulha.

II. Possui grande diversidade de espécies de folhas perenes e largas que são naturais em clima quente e úmido, de altas temperaturas.

III. Também conhecida por estepe, pampas ou campos, é típica de clima temperado continental formado basicamente por gramíneas.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, II e III.


B

I, apenas


C

III, apenas.


D

II e III, apenas.

Atualmente, é razoável afirmar que, grande parte do território brasileiro foi modificado por meio da ação humana. Mas quando são analisadas as coberturas vegetais naturais pode-se dividir o Brasil em Biomas. Dessa maneira, considerando a divisão natural em Biomas originais, pode-se afirmar que o estado de Rondônia possui a seguinte característica:


A

ocupado quase que integralmente pelo Cerrado.


B

dividido em 50% entre Cerrado e Amazônia.


C

vegetação rasteira e com espinhos no lugar das folhas.


D

vegetação homogênea e com queda das folhas no verão.


E

ocupado quase que integralmente pela Amazônia.

Nosso planeta é coberto pelos mais diversos tipos de plantas em suas inúmeras espécies, e o conjunto de plantas de determinada região é denominado vegetação. As características da vegetação de cada lugar dependem de forma primordial do clima da região em que se encontram, da altitude, pressão atmosférica, volume pluviométrico (chuva), luminosidade e de fatores como a atuação de massas de ar. Contudo, devido à ação do homem, a vegetação terrestre é algo que está em constante mudança, essas características, portanto, servem apenas para identificar os tipos de vegetação natural.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o bioma continental brasileiro de maior extensão com 49,29% é:

Assinale a alternativa CORRETA:


A

Cerrado


B

Caatinga


C

Mata Atlântica


D

Pantanal e Pampa


E

Amazônia

Analise a charge


Imagem associada para resolução da questão

O Cerrado pede socorro. Disponível em:http://ocerradopedesocorro.blogspot.com.br/.Acesso em 22 de outubro de 2017.


Nessa charge, o autor utilizou-se de desenho e de humor para


A

descrever a fauna e mostrar que os animais que vivem no Cerrado são diferentes daqueles que habitam a Amazônia.


B

destacar que a Floresta Amazônica é mais importante do que o Cerrado, por isso é protegido pelos homens e pelos animais.


C

criticar a sociedade brasileira que se mobiliza para socorrer a Amazônia, mas não está atenta à degradação do Cerrado.


D

revelar que o Cerrado é importante apenas para os animais que lá habitam enquanto a Amazônia é importante para a vida de todo o planeta.

“Em uma ofensiva contra o desmatamento ilegal na Amazônia, o Ministério Público Federal ajuizou ao longo do último mês 757 ações civis públicas contra desmatadores. Juntas, as ações pedem R$ 1,5 bilhão em indenizações, além de reparação de 95,7 mil hectares de floresta (134 mil campos de futebol). Por meio de cruzamentos de dados, 1.155 pessoas e empresas foram relacionadas aos desmatamentos. As áreas somadas chegam a 176,8 mil hectares (247,5 mil campos de futebol), em oito Estados da Amazônia Legal.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/11/1937091-procuradoria-move-757-acoes-contra-desmate-na-amazonia-epede- r-15-bi.shtml.)


É importante salientar que existe uma diferença ao se referir à “Amazônia Legal”, “Amazônia Internacional” e à “região Norte”. Sobre essas designações, assinale a afirmativa correta.


A

A “Amazônia Legal”, também chamada de Amazônia Brasileira, é a maior macrorregião do País.


B

A “região Norte” compreende os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.


C

A “Amazônia Internacional” é caracteristicamente uma grande planície, pois não possui cadeias de montanhas.


D

A “Amazônia Internacional” foi instituída durante o Governo Vargas, numa tentativa de unir mais a América Latina.

A Revista Veja, em 14 de julho de 2017, publicou a seguinte reportagem:

“Temer envia projeto de lei que reduz área protegida __________”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

No Rio de Janeiro.


B

Em Minas Gerais.


C

No Rio Grande do Sul.


D

Em Pernambuco.


E

Na Amazônia.

O conceito da Amazônia Legal foi criado pela Lei nº 1.806, de 06 de janeiro de 1953. O objetivo da criação da Amazônia Legal foi promover e planejar o desenvolvimento da região. As principais atividades econômicas são: extrativismo vegetal e mineral, agricultura, pesca, atividade industrial, comércio e serviços. Sobre o extrativismo, assinale a afirmativa correta.


A

Trata-se da atividade de extrair da natureza os recursos que estão a disposição.


B

É uma forma de exploração de minérios valiosos através de meios mecânicos ou manuais.


C

Refere-se a um conjunto de atividades primárias, estando diretamente associadas ao cultivo de plantas.


D

É um conjunto de técnicas utilizadas e destinadas à criação e à reprodução de animais domésticos com fins econômicos.

No interior da floresta Amazônica, estão construindo uma das maiores obras já erguidas no país, a usina hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior do mundo em geração de energia. O rio onde está sendo realizada essa obra gigantesca é:


A

Xingu.


B

Negro.


C

Tapajós.


D

Amazonas.

“Em frente ao porto da cidade de Cabedelo, na Paraíba, uma placa sinaliza o marco zero da Transamazônica, um dos projetos mais polêmicos do Brasil. A BR-230 fez parte do programa de integração nacional, cuja intenção era levar nordestinos a ocupar áreas pouco povoadas da região Norte. Ela atravessa sete estados (Paraíba, Ceará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Amazonas), corta 63 municípios e passa por três ecossistemas.”


(Disponível em: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.aspnoticia=Projeto_polemico_Transamazonica_faz_40_anos_sem_nunca_ter_sido_concluida&id=357533.)


A Transamazônica, considerada uma obra faraônica, foi iniciada no governo de:


A

Eurico Gaspar Dutra.


B

Juscelino Kubitschek.


C

João Batista Figueiredo


D

Emílio Garrastazu Médici.

De acordo com matéria publicada pelo site Rondônia ao Vivo, um garimpo gigante foi fechado pelo IBAMA, em maio deste ano, na Floresta Nacional do Jamari. Sobre esta ação todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:


A

A Floresta Nacional do Jamari está localizada aproximadamente a 100 quilômetros de Porto Velho.


B

Com a chegada da equipe de fiscalização ao local, os garimpeiros tentaram se esconder na mata, porém todos foram presos pela Polícia Federal.


C

No garimpo eram retirados minérios como nióbio, columbita, tantalita e cassiterita.


D

Todo o equipamento utilizado para a extração ilegal dos minérios foi incinerado pela equipe do IBAMA e o local foi isolado.

Na Amazônia, a previsão de falta de chuvas e a consequente secura do solo nunca foram tão extremos, mostra novo estudo. A consequência dessa combinação pode ser a maior temporada de queimadas já registradas.

A pesquisa foi comandada por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) e os resultados se baseiam em um modelo matemático que leva em conta uma previsão meteorológica de médio prazo – de como será o tempo nos próximos meses. Espera-se que os próximos três meses (julho, agosto e setembro) sejam particularmente secos na região.

(...)

No estudo americano foi calculado o risco de queimadas em dez regiões diferentes da mata em três países, Brasil, Peru e Bolívia.


(http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/07/1790015-forte-secapode-

fazer-amazonia-ter-recorde-de-queimadas.shtml)


Com base no texto acima, leia as afirmativas.


I. O provável culpado, segundo a Nasa, que disponibilizou dados para o estudo, pode ser o El Niño, fenômeno climático que bagunça também o clima amazônico. As temperaturas anormais do oceano Pacífico entram na conta que fez disparar o alarme dos cientistas. A primeira grande estiagem desse tipo foi em 2005 e houve outra em 2010. A de 2016 promete ser a pior de todas.


II. A região de Mato Grosso é que sustenta o título de campeã de queimadas (entre 2001 e 2014, o Mato Grosso apresentou uma média de 46,1 mil focos de incêndio na mata por milhão de hectares (área equivalente à de um quadrado de 100 km de lado).


III. Um tipo de queimada que vem crescendo é a queima de resíduos de plantações. No tempo seco, é fácil que o fogo se alastre, causando prejuízo à biodiversidade e lançando material particulado e gás carbônico na atmosfera, contribuindo com o efeito-estufa e o aquecimento global.


Pode-se afirmar que:


A

somente I e II estão corretas.


B

somente I e III estão corretas.


C

somente II e III estão corretas.


D

há somente uma afirmativa correta.


E

todas estão corretas.

A paisagem a seguir denota os impactos do desmatamento na região amazônica.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre essa ação, estão corretas as seguintes afirmações:


I. Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente.

II. Resultou de acidentes naturais: a explosão de um vulcão.

III. Aconteceu um grande incêndio na floresta devido ao choque de um meteoro.

IV. Quando os ecossistemas sofrem impactos ambientais, geralmente a vegetação é o primeiro elemento da natureza a ser atingido.

V. Atualmente todas as formações vegetais, em maior ou menor grau, encontram-se modificadas pela ação humana.

VI. Ocorre principalmente por causa das atividades agropecuárias.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II – III.


B

I – III – V.


C

IV – V – VI.


D

II – IV – VI.


E

III – IV – V.

Em setembro do corrente ano a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional da Amazônia aprovou a criação do “Selo Verde Preservação da Amazônia”, usado para classificar um produto ou serviço que apresente menor impacto ambiental em relação a outros disponíveis no mercado. A Amazônia Legal engloba nove estados brasileiros. O Estado da Região Nordeste que pertence à Amazônia Legal é o:


A

Ceará.


B

Maranhão.


C

Piauí.


D

Rio Grande do Norte.

Constantemente veiculam notícias sobre desmatamento e queimadas que ocorrem na região amazônica. O conceito “Amazônia Legal” foi criado no Brasil em 1966 e se refere à região localizada na grande bacia do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do planeta com 25 mil quilômetros de rios navegáveis. A área abrange, além do Brasil, outros cinco países que são:


A

Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Argentina.


B

Peru, Bolívia, Equador, Uruguai e Colômbia.


C

Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Chile.


D

Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

A partir do século XX, diversos governos brasileiros determinaram a execução de uma política de ocupação e exploração da Região Amazônica. O período varguista (1930/1945) e o Regime Militar (1964/1985) foram dois desses períodos com projetos audaciosos de integração da região amazônica ao restante do país. Dentre as consequências desse processo, percebe-se a deterioração da região norte em função de vários aspectos, sendo um dos mais importantes:


A

a falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região;


B

a opção prioritária pelos projetos ferroviários para interligar a região;


C

o monopólio do capital estrangeiro sobre a exploração da região amazônica;


D

o interesse exclusivo no desenvolvimento do transporte naval na região;


E

a exclusividade dada ao capital externo na exploração da atividade mineradora.

Atualmente há um grande esforço entre os países para conter a degradação do meio ambiente e as atenções se voltam para a preservação das regiões de matas e de recursos hídricos. O Brasil é privilegiado, pois possui, em seu território uma região compreendida pela grande bacia do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do planeta com 25 mil quilômetros de rios navegáveis. A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966 e dela fazem parte os seguintes estados brasileiros:


A

Amazonas, Pará, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Ceará.


B

Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.


C

Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Piauí, Mato Grosso, Maranhão, Amazonas.


D

Amazonas, Pará, Acre, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Não apenas a sua rica biodiversidade, mas sua relação com o clima também tem grande importância para o planeta. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Amazônia influencia na geração de chuvas e na manutenção do clima ameno e sem grandes eventos extremos da América do Sul. É o que aponta o relatório "O futuro climático da Amazônia", divulgado em 2014, no qual os cientistas mostram a relação entre a Amazônia e a regulação do clima no planeta. Baseado nesta explanação assinale a opção verdadeira.


A

O que os pesquisadores do INPE concluíram é que a Amazônia tem uma grande capacidade de puxar a umidade do oceano para o continente. Em lugares sem cobertura florestal, o ar que entra no continente acaba secando e resulta em desertos em terrenos distantes do litoral.


B

O desmatamento de uma floresta pode reduzir a incidência de chuvas em até 50%, transformando o local num deserto.


C

A grande umidade evaporada pelas árvores gera “rios voadores” na atmosfera, que carregam água e poeira e geram correntes aéreas (ventos) que irrigam regiões distantes. O fluxo de água é conduzido por territórios a leste dos Andes e para áreas continente adentro, no sentido oeste e sudeste.


D

O desmatamento da Amazônia ameaça apenas quem vive na região hoje coberta pela floresta, não influenciando quem vive além dela.

Desmatamento na Amazônia Legal: área desmatada em km².

Estados/

Anos

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

AC

184

254

167

259

280

305

221

AM

610

604

405

595

502

523

583

AP

39

100

70

53

66

27

23

MA

631

1271

828

712

396

269

403

MT

2678

3258

1049

871

1120

757

1139

PA

5526

5607

4281

3770

3008

1741

2346

RO

1611

1136

482

435

865

773

932

RR

309

574

121

256

141

124

170

TO

63

107

61

49

40

52

74

Amazônia

Legal

11651

12911

7464

7000

6418

4571

5891

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.(Inpe) Disponível em: </http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod Noticia=3301>

Sobre o desmatamento no Estado do Tocantins, é correto afirmar:


A

Apesar da considerável redução de área desmatada no Tocantins, comparando os anos de 2011 e 2012, houve um aumento de 30% na extensão do desmatamento.


B

Comparando os anos de 2007 e 2008 houve grande redução na extensão de área desmatada.


C

Em 2013, Tocantins teve a menor quilometragem de área desmatada da Amazônia Legal.


D

No ano de 2011, os Estados do Tocantins e do Amapá tiveram a mesma extensão de área desmatada.

   
Gerar simulado