

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A vida social perversa em parte das periferias das grandes capitais brasileiras, ao empurrar setores significativos da juventude para o delito e a transgressão, gera uma situação que preocupa o futuro do país.
No início do ano, o Ministério da Cultura escolheu a seguinte cidade para ser a capital brasileira da cultura em 2007:
Mariana.
Foi lançado recentemente com ampla repercussão na imprensa, o livro "Mea Culpa" de Doca Street em que relata um crime que ficou célebre nos anos 70. Street cumpriu pena por:
Roubar a Taça Jules Rimet.
Assassinar sua mulher, Ângela Diniz, por ciúme.
Contrabandear as primeiras pedras de crack para o Brasil.
Resgatar do presídio o traficante Escadinha, de helicóptero.
A observação da vida por meio de uma tela, a partir da segunda metade do século XX, mudou a percepção visual das pessoas e a forma de expressão da arte; ou melhor, criou uma nova possibilidade de expressão para a arte, denominada de pop art (termo em inglês que significa "arte popular"). A pop art pode ser entendida como uma crítica à
indústria de diversão.
semana de arte moderna.
sociedade de consumo.
cultura européia.
arte criativa.
Entre os grandes escritores latino-americanos do século XX podemos destacar, EXCETO:
Na pintura, nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti foram alguns expoentes de uma movimentação artístico-cultural que eclodiu em São Paulo, entre 1917 e 1922, relacionada diretamente ao:
Na passagem dos anos 50 para os 60 começam a surgir manifestações que tomam corpo nos movimentos da Bossa Nova e do Cinema Novo. Neles buscam-se novas formas de expressão artística, capazes de integrar cultura, modernidade e desenvolvimento.
Mônica Velloso, 1991.
Na relação a seguir, indique o filme que NÃO faz parte do Cinema Novo:
"Deus e o diabo na terra do Sol", de Glauber Rocha;
"A hora e a vez de Augusto Matraga", de Roberto Santos;
"Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos;
"Matou a família e foi ao cinema", de Neville de Almeida;
"O padre e a moça", de Joaquim Pedro de Andrade.

Sobre essa canção, o compositor declarou que foi um samba "feito com os nervos mesmo, bem a cara de 1970". Esse tipo de música expressa um sentimento de protesto, direcionando-se contra a(o):
"Na extraordinária obra-prima Grande Sertão: veredas há de tudo para quem souber ler, e nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado. Cada um poderá abordá-la a seu gosto, conforme o seu ofício; mas em cada aspecto aparecerá o traço fundamental do autor, a absoluta liberdade de inventar". Antônio Cândido O autor da obra prima citada no texto é:
Machado de Assis;
Graciliano Ramos;
Guimarães Rosa;
Jorge Amado;
Euclides da Cunha.
Um jornalista, após a derrota do Brasil para a França, na Copa 2006, declarou que se lembrava de uns versos famosos que poderiam bem representar o mau desempenho do time brasileiro na Copa e citou: "Nada vale a pena, se a alma é pequena". Essa frase modifica o verso original "Tudo vale a pena se a alma não é pequena", de autoria de:
Em 2005, o filme brasileiro que conseguiu o maior sucesso de público, com mais de dois milhões de espectadores, foi:
Central do Brasil;
O auto da Compadecida;
Carandiru;
Cidade de Deus;
Dois filhos de Francisco.
A vocação internacional do Brasil é conseqüência natural de seu tamanho geográfico e de sua história.
No Brasil, desenvolveu-se um estilo de arquitetura e de urbanismo inspirado nas idéias e propostas do arquiteto Charles-Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, valorizando o traço reto, as formas objetivas, sendo considerado um estilo racionalista e progressista. A cidade brasileira que representa mais fielmente a definição concreta desse estilo é:

Nos traços de Loredano, as escritoras I e II são, respectivamente,

No poema em tela, o autor, usando o recurso da paródia, cria um paralelo direto com:
Observe o cartaz a seguir:
Em fevereiro de 1922, realizou-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna. Entre os princípios defendidos pelos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna temos, NÃO se inclui o do/da:
rompimento com a arte acadêmica;
busca do novo, com uma feição tropical;
ruptura com as idéias libertárias européias;
valorização dos temas brasileiros;
defesa da liberdade de expressão.
A vontade da denúncia e o realismo das agruras do retirante eliminam a beleza estética e o valor literário de Morte e Vida Severina em favor do engajamento político-social.