

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Mesmo com uma nova onda pandêmica de covid-19 na China, o líder chinês Xi Jinping não aprovou qualquer vacina estrangeira e optou pelo uso das vacinas produzidas internamente.
Certo
Errado
O país superou a marca de um milhão de mortes por covid-19 nesta quinta-feira (12.mai), no momento em que o país deseja virar a página, apesar do leve aumento de casos desde o mês passado, segundo afirmação do presidente do país: “Hoje alcançamos um marco trágico: um milhão de vidas perdidas para a covid-19”.
(EXAME. https://bit.ly/3YrO9gC. Publicado em 12. mai.
Acesso em 14. dez. Adaptado)
A notícia refere-se
à França.
aos Estados Unidos.
à Índia.
ao Paquistão.
à Alemanha.
Durante a pandemia de covid-19, quando iniciou seu programa de vacinação, a China priorizou a vacinação de pessoas em idade de trabalhar; atualmente, com a nova onda do coronavírus, o país está enfrentando dificuldades para vacinar os idosos de sua população.
Certo
Errado
Pfizer, Janssen, AstraZeneca e Coronavac são nomes de:
Criptomoedas.
Vacinas contra covid-19.
Eletrodomésticos.
Planetas anões.
Softwares de computador.
Novas descobertas acerca da origem do coronavírus ratificaram a certeza de que, inicialmente, a doença teria sido transmitida de um animal infectado para um ser humano.
Certo
Errado
Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. O que configura uma pandemia?
É quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global.
É a disseminação mundial de uma doença. Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo, e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.
É quando uma doença tem recorrência em uma região, mas sem aumentos significativos no número de casos.
É o aumento repentino e inesperado de casos de uma doença em uma determinada região, comunidade ou estação do ano.
Com o surgimento da pandemia da Covid-19, as questões relacionadas às vacinais estiveram expostas nas mídias em todo o mundo. Sabe-se que por meio delas é possível adquirir imunidade para determinadas doenças.
Que tipo de imunidade pode ser conferida por uma vacina?
Ativa e natural.
Passiva e natural.
Ativa e artificial.
Passiva e artificial.
Após anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, no dia 5 de maio de 2023, que determinada doença não era mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta sobre doenças da organização. Sobre qual doença a OMS estava se referindo?
AIDS.
Ebola.
Influenza H1N1.
Dengue.
Covid-19.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em seu site, destaca uma retrospectiva sobre o surto do novo coronavírus, enfatizando que no dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a situação como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), considerado o mais alto índice de alerta da OMS e, em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada, também pela OMS, como pandemia. Sobre a COVID-19, problemáticas sociais decorrentes, as descobertas científicas e suas relações com o recente episódio mundial de pandemia, assinale a alternativa correta:
Covid-19 refere-se à doença causada pelo novo coronavírus e o tratamento, que deu fim ao período de isolamento a partir de pesquisas científicas comprovadas pela OMS, foi realizado com base no uso de cloroquina.
A vacinação constitui a principal medida de prevenção contra formas graves da COVID-19 e a decisão de não vacinar crianças e adolescentes, por parte de seus responsáveis, se contrapõe ao arcabouço legal brasileiro.
O “Coronavírus Brasil” é um veículo de informação de responsabilidade de empresas e organizações privadas, que publica indicadores sobre a situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil em comparação com outros países do mundo.
O isolamento social no período que antecedeu à descoberta e aplicação da vacina, figurou como medida preventiva rigorosamente respeitada em todo território nacional, sem a intervenção de desinformação, como as chamadas fake news.
Como se chama a variante do Covid 19 que causou um aumento significativo no número de infectados pela doença em 2022?
H2N3.
Sarv 2.
Influenza.
Meningococcemia.
Omicron.
Acerca de aspectos geopolíticos do Brasil e algumas de suas implicações práticas, leia o fragmento de texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Cidades brasileiras com baixo desempenho em indicadores socioeconômicos são mais afetadas pela Covid-19. O tamanho da população dos municípios e a distância em relação às capitais também impactam no avanço da doença: cidades mais populosas e mais próximas das grandes cidades tendem a apresentar pior desempenho em termos de casos e óbitos pela doença. A conclusão é de pesquisa que acaba de ser publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no Caderno Cátedras Covid, que reúne artigos com estudos específicos sobre a pandemia no País.
PERES, Janaina et al. Pandemia altera desenhos e contornos geopolíticos do Brasil. [S. l.], 26 jul. 2021. Disponível em: https://enap.gov.br/pt/acontece/noticias/pandemia-alteradesenhos-e-contornos-geopoliticos-do-brasil. Acesso em: 26 out. 2023.
Pode-se dizer, com base no texto, que o Município de Esperantina, distante aproximadamente 185 km de Teresina, apresentava uma vulnerabilidade maior aos impactos da Covid-19 do que Altos, que está a apenas 37 km aproximadamente da Capital.
Infere-se do texto que o Município de Alto Longá, que tem uma população de 13.479 pessoas, de acordo com o Censo 2022, estava sujeito a um número menor de mortes por Covid-19 do que Demerval Lobão, que está localizado a aproximadamente 54 km de Teresina.
Pelo texto, as capitais dos Estados revelaram-se como o local mais seguro contra as implicações da Covid-19 em relação ao número de casos e óbitos.
Pela leitura do texto, conclui-se que a geopolítica de uma região, como a localização de uma cidade e a quantidade de pessoas que nela moram não representava qualquer importância em relação à gravidade da Covid-19.
Pela leitura do fragmento, conclui-se que cidades afastadas dos grandes centros urbanos e das capitais deveriam ser privilegiadas na implementação de políticas públicas de saúde, bem como de atendimento médico de urgência, uma vez que estas se mostraram como os locais mais vulneráveis e com maior número de óbitos na ocorrência da pandemia de Covid-19.
A gestão da pandemia de covid-19 durante seu auge recebeu inúmeras críticas no Brasil. Além dos mais de 700 mil óbitos, divergências internas em pontos como cloroquina, isolamento social e vacinação, levaram à mais de uma troca de comando no Ministério da Saúde. Quais das assertivas abaixo se referem a Ministros da Saúde brasileiros no período entre 2020 e 2022? Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I - José Serra.
II - Luiz Henrique Mandetta.
III - Nelson Teich.
IV - Eduardo Pazuello.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
A pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, trouxe desafios sem precedentes para o sistema de saúde global. Entre as medidas amplamente adotadas para conter a propagação do vírus, houve:
I. Isolamento social e quarentena.
II. Distribuição gratuita de vitaminas.
III. Encerramento permanente de aeroportos.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I não está incorreta.
Apenas III está correta.
I, II e III estão incorretas.
Sobre os problemas sociais existentes e a pandemia da Covid-19, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Não se pode dizer que a Covid -19 agravou os problemas na sociedade.
II. A pandemia trouxe mais desemprego, levando uma maior parcela de pessoas à fome.
III. A pandemia proporcionou o aumento de estudantes em geral, pois potencializou o ensino à distância.
IV. O sistema de saúde foi extremamente sobrecarregado por conta da pandemia.
Somente uma está correta.
Somente duas estão corretas
Somente três estão corretas.
Todas estão corretas.
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico. O Brasil ultrapassou em janeiro de 2023 a marca:
das 500 mil de mortes pela doença.
das 695 mil de mortes pela doença.
das 735 mil de mortes pela doença.
de 1 milhão de mortes pela doença.
Durante a pandemia de Covid-19, os países tiveram que entrar em lockdown para combater a contaminação e as mortes causadas pelo vírus. No Brasil, umas das medidas tomadas pelo Governo Federal, para ajudar as famílias no período da quarentena, foi a criação de um auxílio governamental em dinheiro, que foi pago por meio de um aplicativo bancário, no qual os brasileiros tiveram que baixar o aplicativo no celular para ter acesso. O aplicativo fez tanto sucesso que ficou como referência para transações bancárias para os auxílios do Governo Federal após a pandemia. Estamos falando, respectivamente, do banco e do aplicativo:
Caixa Econômica e Caixa Tem.
Banco do Brasil e Mais Brasil.
Caixa Econômica e Caixa Vem.
Banco do Brasil e POUPEX.
O Ministério da Saúde foi alvo de grandes críticas no auge da pandemia de covid-19, tendo ministros que eram médicos e/ou militares chefiando a pasta nos últimos anos. No início deste ano o perfil da chefia foi modificado, e uma respeitada cientista social vinculada à FioCruz foi indicada para o cargo. Qual das alternativas abaixo se refere a essa mulher escolhida para chefiar o Ministério da Saúde do atual Executivo Federal?
Nísia Trindade Lima.
Luiza Erundina.
Simone Tebet.
Gleisi Hoffmann.
Manuela D’Avila.
O fim das mortes por covid‑19 no mundo foi marcado pelo fato de os cientistas terem certificado o não aparecimento de novas variáveis do vírus.
Certo
Errado
A COVID-19 é uma doença infecciosa que tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. O agente causador desta doença é:
Uma bactéria.
Um morcego.
Um fungo.
Um vírus.
Uma alga.
Leia o texto a seguir.
Prêmio Nobel de Medicina reconhece pesquisas que possibilitaram o desenvolvimento da vacina contra a covid-19
Por Malena Stariolo
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 será dividido entre a bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico norteamericano Drew Weissman, por suas descobertas sobre como o RNA mensageiro (mRNA) interage com nosso sistema imunológico, o que possibilitou o desenvolvimento de vacinas com essa tecnologia durante a pandemia de covid-19. Segundo a comissão do Nobel, graças às descobertas sobre como modificar o mRNA para que ele pudesse ser utilizado em terapias, os laureados deste ano contribuíram de maneira essencial para o desenvolvimento das vacinas durante “uma das maiores crises de saúde do nosso tempo”.
Disponível em: <https://jornal.unesp.br/2023/10/02/premio-nobel-de-medicina-reconhece-pesquisas-que-possibilitaram-o-desenvolvimento-da-vacina-contra-a-covid-19/>. Acesso em: 07 de out. 2023.
No contexto da inovação social e desenvolvimento, a premiação colocou em evidência qual capacidade da atividade científica?
Dominar a produção de biotecnologia inovadora.
Encorajar a interação de conhecimentos antagônicos.
Desafiar os limites fisiológicos para organismos vivos.
Produzir as soluções ágeis para novos desafios sociais.