

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o texto abaixo:
Desde que a pandemia da covid-19 chegou ao Brasil, milhões de pessoas mudaram sua rotina profissional a fim de evitar a circulação do novo coronavírus. A partir de março de 2020, quem tinha a possibilidade de executar suas tarefas em casa, passou a experimentar o que antes era a exceção: o trabalho remoto. De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office - os dados foram colhidos no segundo semestre de 2020, a partir de questionários respondidos por 213 empresas em todo o território nacional.... –
(Texto retirado -
https://economia.uol.com.br/noticias/redaca
o/2021/05/31/ficar-em-casa-da-trabalho-
mas-home-office-veio-para-ficar-dizem
pesquisas.htm?)
De acordo com o tema Trabalho Remoto e Home Office, podemos afirmar:
A flexibilização, a adaptação deste novo sistema de trabalho e obrigação de conciliar o trabalho com vida familiar, foram alguns desafios enfrentados pelos trabalhadores em home office.
O teletrabalho ou home office foi instituído no Brasil devido à pandemia e sua experiência não teve êxito.
O home office foi uma medida adotada pelo governo federal, durante a pandemia da Covid-19, para gerar novos empregos aos trabalhadores autônomos.
As pesquisas sobre o Home Office demonstram que as mulheres foram as mais beneficiadas por essa flexibilização de trabalho, pois puderam conciliar trabalho e cuidados domésticos.
A maioria das empresas brasileiras organizaram espaços de trabalhos isolados para não aderirem ao Home Office, evitando assim o desemprego escalonado.
A crise gerada pela Covid-19 teve repercussão global, uma vez que a doença se alastrou rapidamente por todos os continentes de maneira simultânea. Por essa razão, a crise mundial da Covid-19 foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma:
Epidemia.
Pandemia.
Endemia.
Hipovolemia.
Acerca de aspectos geopolíticos do Brasil e algumas de suas implicações práticas, leia o fragmento de texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Cidades brasileiras com baixo desempenho em indicadores socioeconômicos são mais afetadas pela Covid-19. O tamanho da população dos municípios e a distância em relação às capitais também impactam no avanço da doença: cidades mais populosas e mais próximas das grandes cidades tendem a apresentar pior desempenho em termos de casos e óbitos pela doença. A conclusão é de pesquisa que acaba de ser publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no Caderno Cátedras Covid, que reúne artigos com estudos específicos sobre a pandemia no País.
PERES, Janaina et al. Pandemia altera desenhos e contornos geopolíticos do Brasil. [S. l.], 26 jul. 2021. Disponível em: https://enap.gov.br/pt/acontece/noticias/pandemia-alteradesenhos-e-contornos-geopoliticos-do-brasil. Acesso em: 26 out. 2023.
Pode-se dizer, com base no texto, que o Município de Esperantina, distante aproximadamente 185 km de Teresina, apresentava uma vulnerabilidade maior aos impactos da Covid-19 do que Altos, que está a apenas 37 km aproximadamente da Capital.
Infere-se do texto que o Município de Alto Longá, que tem uma população de 13.479 pessoas, de acordo com o Censo 2022, estava sujeito a um número menor de mortes por Covid-19 do que Demerval Lobão, que está localizado a aproximadamente 54 km de Teresina.
Pelo texto, as capitais dos Estados revelaram-se como o local mais seguro contra as implicações da Covid-19 em relação ao número de casos e óbitos.
Pela leitura do texto, conclui-se que a geopolítica de uma região, como a localização de uma cidade e a quantidade de pessoas que nela moram não representava qualquer importância em relação à gravidade da Covid-19.
Pela leitura do fragmento, conclui-se que cidades afastadas dos grandes centros urbanos e das capitais deveriam ser privilegiadas na implementação de políticas públicas de saúde, bem como de atendimento médico de urgência, uma vez que estas se mostraram como os locais mais vulneráveis e com maior número de óbitos na ocorrência da pandemia de Covid-19.
A gestão da pandemia de covid-19 durante seu auge recebeu inúmeras críticas no Brasil. Além dos mais de 700 mil óbitos, divergências internas em pontos como cloroquina, isolamento social e vacinação, levaram à mais de uma troca de comando no Ministério da Saúde. Quais das assertivas abaixo se referem a Ministros da Saúde brasileiros no período entre 2020 e 2022? Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I - José Serra.
II - Luiz Henrique Mandetta.
III - Nelson Teich.
IV - Eduardo Pazuello.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
A pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, trouxe desafios sem precedentes para o sistema de saúde global. Entre as medidas amplamente adotadas para conter a propagação do vírus, houve:
I. Isolamento social e quarentena.
II. Distribuição gratuita de vitaminas.
III. Encerramento permanente de aeroportos.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I não está incorreta.
Apenas III está correta.
I, II e III estão incorretas.
Sobre os problemas sociais existentes e a pandemia da Covid-19, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Não se pode dizer que a Covid -19 agravou os problemas na sociedade.
II. A pandemia trouxe mais desemprego, levando uma maior parcela de pessoas à fome.
III. A pandemia proporcionou o aumento de estudantes em geral, pois potencializou o ensino à distância.
IV. O sistema de saúde foi extremamente sobrecarregado por conta da pandemia.
Somente uma está correta.
Somente duas estão corretas
Somente três estão corretas.
Todas estão corretas.
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico. O Brasil ultrapassou em janeiro de 2023 a marca:
das 500 mil de mortes pela doença.
das 695 mil de mortes pela doença.
das 735 mil de mortes pela doença.
de 1 milhão de mortes pela doença.
Durante a pandemia de Covid-19, os países tiveram que entrar em lockdown para combater a contaminação e as mortes causadas pelo vírus. No Brasil, umas das medidas tomadas pelo Governo Federal, para ajudar as famílias no período da quarentena, foi a criação de um auxílio governamental em dinheiro, que foi pago por meio de um aplicativo bancário, no qual os brasileiros tiveram que baixar o aplicativo no celular para ter acesso. O aplicativo fez tanto sucesso que ficou como referência para transações bancárias para os auxílios do Governo Federal após a pandemia. Estamos falando, respectivamente, do banco e do aplicativo:
Caixa Econômica e Caixa Tem.
Banco do Brasil e Mais Brasil.
Caixa Econômica e Caixa Vem.
Banco do Brasil e POUPEX.
O Ministério da Saúde foi alvo de grandes críticas no auge da pandemia de covid-19, tendo ministros que eram médicos e/ou militares chefiando a pasta nos últimos anos. No início deste ano o perfil da chefia foi modificado, e uma respeitada cientista social vinculada à FioCruz foi indicada para o cargo. Qual das alternativas abaixo se refere a essa mulher escolhida para chefiar o Ministério da Saúde do atual Executivo Federal?
Nísia Trindade Lima.
Luiza Erundina.
Simone Tebet.
Gleisi Hoffmann.
Manuela D’Avila.
O fim das mortes por covid‑19 no mundo foi marcado pelo fato de os cientistas terem certificado o não aparecimento de novas variáveis do vírus.
Certo
Errado
A crise econômica, social e política gerada pela pandemia da covid-19 ocorreu entre 2019 e 2022, e, após a vacinação em massa da população mundial, houve uma rápida recuperação da economia global a partir de agosto de 2022.
Certo
Errado
A COVID-19 é uma doença infecciosa que tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. O agente causador desta doença é:
Uma bactéria.
Um morcego.
Um fungo.
Um vírus.
Uma alga.
A equipe de direitos humanos da transição do governo federal propôs que o próximo governo criasse uma pensão para crianças e adolescentes órfãos da covid-19.
Certo
Errado
Já foram registrados mais de 28 milhões de casos de covid no país.
O primeiro caso confirmado de pessoa com o novo coronavírus no Brasil ocorreu em:
16 de janeiro de 2020.
26 de fevereiro de 2020.
26 de abril de 2020.
16 de fevereiro de 2021.
26 de fevereiro de 2021.
Realize a leitura da notícia.
Covid-19: idosos com 90 anos, ou mais, começam a ser vacinados com a bivalente em [...]
A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 90 anos ou mais começa nesta segunda-feira (27), em ___________.
[...]
O imunizante vinha sendo aplicado somente em idosos e profissionais de saúde de Instituições de Longa Permanência (ILPI).
[...]
A __________________________ (SMS) da Capital informou que objetivo é reduzir a faixa etária para até 80 anos ainda na próxima semana. Devido ao quantitativo de doses, a abertura de novos grupos até 70 anos, irá depender de mais remessas, ou doses remanescentes.
Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/02/26/covid-19-idosos-com-90-anos-ou-mais-comecam-a-ser-vacinados-com-a-bivalente-em-porto-alegre.ghtml
Publicada em: 26 fev. 2023.
Conforme a notícia, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Torres, Secretaria Municipal de Saúde
Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Saúde
Porto Alegre, Setor Majoritário de Saúde
Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde
A pandemia evidenciou diversos desafios do professor na atualidade. Muitos deles já estavam presentes na rotina educacional e, infelizmente, se tornaram ainda mais problemáticos no decorrer do tempo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA quanto aos principais desafios do professor na atualidade.
Adequação às novas tecnologias e metodologias.
Falta de capacitação dos professores.
Igualdade de aprendizado entre os alunos e altos índices de aprovação escolar.
Engajamento de pais e alunos.
Falta de estrutura adequada.
Censo 2022: coleta de dados domiciliares inicia após dois anos de atraso
Em novembro de 2022, foi iniciado a coleta do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dois anos de atraso. Serão mais de 183 mil recenseadores visitando todas as casas do país.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/apos-doisanos-de-atraso-censo-do-ibge-comeca-a-ser-realizado/. Acesso em: 7 nov. 2022 (adaptado).
Em razão de disputas orçamentárias e da pandemia de Covid-19, o Censo chegou com atraso. A importância do Censo se refere
ao levantamento de dados estatísticos para o estabelecimento de políticas públicas nas mais diversas áreas.
à coleta de dados qualitativos da população brasileira como forma de facilitar o cálculo do IDH do país.
ao recolhimento de dados qualitativos e estabelecimento de medidas para uma melhor distribuição de renda da população brasileira.
ao estabelecimento de políticas públicas para o melhor acesso da população à educação, saúde e moradia no país.
Os recenseadores deram início, em agosto, à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. O órgão brasileiro responsável por realizar o censo é:
IBAMA.
IBGE.
ONU.
UNICEF.
INSS.
Há 3 anos a população mundial foi surpreendida pelo início da disseminação de uma doença que se espalhou por todos os continentes causando milhões de mortes. Por ter afetado a população em diversas regiões do mundo a covid-19, nome dado a esta doença, foi classificada como:
Endemia.
Pandemia.
Surto.
Epidemia.
A crise econômica advinda da pandemia de covid‑19 afetou a população mais pobre e, inclusive, atingiu a população mais rica, visto que foi registrada uma redução significativa do número de milionários no Brasil.
Certo
Errado