

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Brasil é um país em desenvolvimento e, tal como a Índia, cheio de contradições e de desigualdades sociais e regionais, de modo que áreas detentoras de tecnologia de ponta convivem com outras em estágio rudimentar de desenvolvimento econômico.
Normalmente, as áreas geográficas urbanas mais carentes recebem pouco ou quase nada do poder público, cuja ausência tende a ser preenchida pelo assistencialismo de líderes criminosos que nelas se instalam.
A desigualdade social e econômica existente no Brasil afeta consideravelmente os indicadores populacionais.
Os recursos do Banco da Terra e Reforma Agrária, citados no texto, foram decisivos para que se atingisse a tão almejada paz social hoje vivida no Brasil, advinda principalmente da expressiva reforma agrária implementada pelo governo Lula.
A questão fundiária no Brasil é problema que se arrasta ao longo da História, desde o período colonial, tendo na concentração de terras seu ponto central.
O maior êxito do Plano Real foi a vitória sobre uma inflação demasiado elevada, embora não tenha logrado reverter o histórico quadro de concentração de renda e de má distribuição da riqueza nacional.
Certo
Errado
O número de pessoas que vivem em favelas, em todo o mundo, conforme o texto, é repartido igualmente entre os continentes, o que demonstra que pobreza e desigualdade social não são características específicas de uma região.
Nas favelas, de maneira geral, as precárias condições de vida contribuem, direta ou indiretamente, para o aumento da criminalidade e da sensação de insegurança coletiva.
O programa Fome Zero, proposto pelo governo Lula, ao apresentar forte cunho social sem marcas de assistencialismo, está em perfeita sintonia com os objetivos almejados pelo Consenso de Washington.
Para os analistas, a inexistência de um órgão na estrutura do governo federal voltado especificamente para a questão da terra e da reforma agrária é o principal fator para a multiplicação de conflitos no campo.
A má distribuição da riqueza produzida no Brasil explica a enorme desigualdade social que separa os brasileiros.
Certo
Errado
O Brasil tem um dos piores índices de distribuição de renda que o mundo conhece.
Certo
Errado
O Programa Fome Zero, do governo federal, foi lançado no Nordeste, no estado do Piauí, na cidade de :
Guaribas
Campo Maior
Floriano
Picos
O fenômeno da favelização é antigo e pode ser explicado pelo lento e planejado processo de crescimento da população urbana mundial.
No Brasil, a ação decidida do poder público em áreas mais carentes, como as favelas, conseguiu eliminar a influência que lideranças criminosas — a exemplo dos traficantes — exerciam sobre elas.
O século XX assistiu ao surgimento e à consolidação de uma verdadeira sociedade de massas, na qual sobressaem os modernos meios de comunicação social, que influem profundamente nos comportamentos, nas atitudes, nos conceitos e nos valores dos indivíduos e dos grupos sociais.
Durante a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ao referir-se às políticas do governo anterior o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou:
o empenho do governo de FHC na área social
que as políticas públicas não priorizaram o desenvolvimento social
os resultados positivos do governo anterior nos setores da energia e da educação
a participação do Brasil na composição e crescimento do PIB da América Latina
A precariedade das instalações urbanas — que se manifesta, entre outros exemplos, na deficiente estrutura de saneamento e na inadequada oferta de emprego — compõe grande parte do Entorno e torna ainda mais difíceis as condições de vida na região.
As dificuldades encontradas pelo Brasil para fazer a reforma agrária talvez possam ser explicadas pela falta de um modelo externo que pudesse ser utilizado como referência, já que, no mundo contemporâneo, a rigor, nenhum país conseguiu fazer sua reforma agrária.