

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No Brasil de hoje, o acesso à primeira série do ensino fundamental ficou bem mais fácil do que no passado, o que possibilitou a extraordinária expansão do número de crianças matriculadas nesse nível de ensino.
Certo
Errado
A falta de oportunidades educacionais e de emprego contribui para a condução dos jovens à prática de crimes.
Certo
Errado
Considere os itens abaixo.
I. A pipa pinga O pinto pia. O prato apara E o rato chia...
II. Para cima, é prata; cai no chão, é ouro.
III. Em casa de pouco pão, todos gritam, ninguém tem razão.
Identificam-se corretamente nos exemplos acima, retirados da literatura popular, respectivamente,
travalíngua, provérbio e provérbio.
quadrinha popular, provérbio e adivinha.
quadrinha popular, adivinha e expressão popular.
brincadeira de roda, expressão popular e adivinha.
travalíngua, adivinha e provérbio.
Uma vitória conseguida pelo Brasil, nos últimos anos, refere-se à quase universalização do acesso ao ensino fundamental, etapa obrigatória de escolaridade na educação básica.
Na educação superior, a freqüência:
O Programa Bolsa-Escola, criado pelo Governo Federal em 2001, e já existente anteriormente em várias cidades brasileiras, tem como objetivos:
O aumento do nível de escolaridade da mulher brasileira não é fenômeno isolado; hoje, com cerca de 95% das crianças em idade escolar matriculadas no ensino fundamental, o país caminha para a universalização do acesso a essa etapa da educação básica.
Consolida-se o projeto de avaliação recentemente introduzido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos alunos da última etapa da educação básica: ao cabo de seu terceiro ano de aplicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vê elevar-se a nota obtida pelos alunos, embora com discreta diminuição do universo de estudantes avaliados.
A implantação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi decisiva para a expansão das matrículas nesse nível de ensino e pelo melhor desempenho de seus alunos, o que vem sendo atestado pelos sucessivos testes aplicados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e por organismos internacionais.
Há consenso, nos dias de hoje, de que uma educação eficiente é condição essencial para o desenvolvimento de toda e qualquer sociedade. No que se refere ao Brasil, é correto afirmar que:
a expansão da educação superior ocorre, sobretudo, pela ampliação das vagas e do número de instituições públicas, especialmente entre as federais.
o ensino fundamental, que integra a educação básica, caminha para a universalização do acesso às crianças em idade escolar
a Constituição brasileira determina a obrigatoriedade e a gratuidade da educação básica.
os resultados das últimas avaliações nacionais e internacionais, a que se submeteram os estudantes brasileiros de educação básica, demonstram desempenho mais que satisfatório da maioria.
o exames vestibulares, que traumatizaram gerações de brasileiros, foram extintos pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
O acesso ao ensino fundamental contempla, hoje, mais de 95% das crianças na correspondente idade escolar, o que aponta para a tendência à sua universalização; no entanto, sabe-se que a educação brasileira ainda não conseguiu vencer a batalha da qualidade, apesar de a Constituição da República, em seu título Da Ordem Social, ter a garantia de padrão de qualidade do ensino como um de seus princípios.
Com mais de 95% das crianças em idade escolar adequada matriculadas na educação básica, o Brasil dá mostras de que caminha para a universalização do acesso a esse nível de ensino que, com quatro anos de escolaridade obrigatória, é reconhecido internacionalmente como suficiente para formar cidadãos e pessoas aptas a compreender os complexos mecanismos, hoje, presentes no sistema produtivo.
No campo da educação superior, observa-se expressivo crescimento da iniciativa privada na oferta de vagas nos cursos de graduação, hoje correspondendo a cerca de 2/3 do total, enquanto as universidades públicas, às voltas com graves problemas que costumam conduzir a desgastantes greves, vêem-se na contingência de reduzirem as suas vagas, o que tem acontecido com inquietante freqüência nos últimos anos.
O Exame Nacional de Cursos, popularmente conhecido como Provão, até o momento, demonstra, com seus resultados, que a preponderância quantitativa das instituições privadas de ensino superior não se traduz em bom desempenho de seus alunos nos testes aplicados e que, de uma forma geral, os egressos das universidades públicas têm obtido as melhores notas.
Ao contrário de certos países emergentes, como o Chile e a Coréia do Sul, o Brasil ainda não conseguiu resolver o problema da educação, que poderia ser superado se, seguindo aquelas experiências,