Questões de Concurso sobre Elétrica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
188 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

"Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, ordenou nesta quarta-feira (13) a suspensão da licença de instalação ________ , em Altamira, no oeste do Pará. De acordo com a decisão, ficam paralisadas todas as obras da __________ hidrelétrica que estão sendo construídas no rio Xingu e que tinham previsão para conclusão em 2019. Ainda cabe recurso."


(Fonte: G1.com. Data de acesso: 21.09.2017). Marque a alternativa que complete corretamente a lacuna.


A

da hidrelétrica do Xingu.


B

do BRT.


C

da duplicação da BR-316.


D

da usina de Belo Monte.


E

da ponte sobre o Rio Araguaia.

Há vinte e um anos, iniciavam-se as tensões e discussões sobre a construção do projeto da usina de Belo Monte. A respeito da polêmica construção dessa usina, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Idealizado ainda no governo militar, em 1975, para o projeto do complexo Kararaô (primeiro nome de Belo Monte), na ocasião, previa-se uma obra com seis barragens entre os rios Xingu e Iriri.


B

Idealizada no regime militar, a usina foi inaugurada em 2016, envolta a uma série de polêmicas, sendo desvios de recursos uma delas.


C

A usina foi construída fazendo parte das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, junto ao rio Xingu.


D

Com a construção da usina de Belo Monte, comunidades tradicionais terão suas vidas alteradas em vários aspectos, tanto naturais (navegação impedida, formação de pequenos lagos) quanto sociais (realocação populacional, indenizações, etc.)


E

A usina de Belo Monte, quando estiver totalmente concluída, será a maior usina hidrelétrica em geração de energia do mundo.

Itaipu, que em Tupi Guarani significa “a pedra que canta”, é a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo. A usina possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis (chuvas em níveis normais), a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts hora.


Sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipú, é CORRETO afirmar:

I. Itaipu é uma Usina Binacional, pois foi construída a partir da Ata do Iguaçu, documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai.
II. Maior do mundo em volume de geração de energia elétrica, Itaipu é formada por uma barragem de 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.
III. Os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguraram oficialmente a usina em 5 de novembro de 1982, ao abrir as 14 comportas do vertedouro. No entanto, a produção de energia só tem início quando entra em operação a primeira unidade geradora, em 5 de maio de 1984. Já a venda de energia inicia em 1 de março de 1985.

Está (ão) CORRETA(S):


A

I e II apenas.


B

I e III apenas.


C

I, II e III.


D

II e III apenas.


E

I apenas.

A produção de energia é fundamental para o desenvolvimento e crescimento econômico de um país ou região. Atualmente, a principal matriz energética brasileira, em produção total de eletricidade, é a


A

eólica.


B

solar.


C

hidráulica.


D

térmica.

“A energia ____________ é proveniente da força da água, ou seja, uma enorme quantidade de água que alcança as turbinas, de elevada altura, o que faz com que a energia potencial seja transformada em energia mecânica. Em seguida, a energia mecânica é transformada em energia elétrica pelo gerador e finalmente através das redes de transmissão a energia elétrica é levada para toda população.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.


A

solar


B

eólica


C

geotérmica


D

hidrelétrica

No interior da floresta Amazônica, estão construindo uma das maiores obras já erguidas no país, a usina hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior do mundo em geração de energia. O rio onde está sendo realizada essa obra gigantesca é:


A

Xingu.


B

Negro.


C

Tapajós.


D

Amazonas.

O Brasil tem procurado modificar sua matriz energética, utilizando fontes mais sustentáveis, como a energia hidroelétrica, a eólica, o etanol, entre outras. Como são conhecidas estas fontes de energia:


A

Renováveis.


B

Fósseis.


C

Não derivadas do petróleo.


D

Naturais.

O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil pelo Presidente da República Getúlio Vargas em 1931/1932. A respeito dessa medida, assinaleverdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:


( ) O principal objetivo dessa medida é o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo da luz artificial, elétrica, no período das 18hs às 21hs.

( ) É uma medida cujo objetivo é aumentar as horas de aproveitamento solar e incentivar o turismo nas regiões litorâneas, principalmente no Nordeste que é uma região pobre e dependente desse tipo de economia.

( ) Busca propiciar a adaptação de fuso horário dos brasileiros que viajam para o exterior durante as férias de verão, bem como os turistas estrangeiros que visitam o Brasil nessa época do ano.

( ) A não implantação do horário de verão implicaria a necessidade de maiores investimentos da geração e distribuição de energia elétrica, através da construção de novas usinas, cuja parte dos custos seria repassada ao consumidor na conta de luz.


A

V – F – F – V.


B

F – V – F – V.


C

F – F – V – F.


D

V – V – F – F.

A busca crescente por energia, principal motor da sociedade moderna, é um dos grandes desafios das nações emergentes, podendo, inclusive, comprometer o desenvolvimento econômico destes países. Sobre esta missão, no Brasil, assinale a afirmativa verdadeira:


A

O vazamento de material nuclear ocorrido na usina de Fukushima, Japão, reacendeu o debate sobre os riscos de tal atividade. O Brasil, em consonância com a postura adotada por outras nações, como, por exemplo, a Alemanha, anunciou para o ano de 2016 o fechamento das usinas Angra 1, 2 e 3. Esta medida é considerada por muitos como o fim da política brasileira de geração de energia a partir de combustível nuclear.


B

O elevado preço da gasolina ao consumidor final, que temos observado recentemente em nosso país, se deve a alta do valor do barril de petróleo, que atingiu, nestes últimos tempos no mercado internacional, um valor recorde, por conta da diminuição da oferta mundial deste combustível não renovável.


C

A descoberta pela PETROBRAS do pré-sal representou uma guinada estratégica na matriz energética nacional. Para 2016, estima-se que mais de 40% da energia elétrica do nosso pais será oriunda do petróleo, processado em termelétricas, uma vez que o Brasil agora dispõe deste recurso em abundância.


D

A crise hídrica que se instalou no Brasil tem sido responsável não só pelo aumento na tarifa de água, mas, também, na de energia, uma vez que com os reservatórios das usinas hidrelétricas em baixa, tem sido necessário recorrer ao uso de termoelétricas, uma matriz bem mais cara.

“A hidrelétrica de Belo Monte iniciou a operação comercial de sua primeira turbina, exatos seis anos após a licitação em que teve a concessão arrematada por uma sociedade liderada pela estatal Eletrobras. A primeira máquina a operar na usina tem 611 megawatts em potência, o que representa pouco mais de 5% da capacidade total da usina (11,2 mil megawatts), que será a terceira maior do mundo quando concluída, o que está previsto para 2019. A turbina estava operando em testes desde o início de abril de 2016.”

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/tag/belo-monte.)


A Usina de Belo Monte está sendo construída:


A

No rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai.


B

A partir da Cachoeira de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco.


C

No curso médio do rio Grande, entre dois municípios de Minas Gerais.


D

Na bacia do rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

Matriz de Energia Elétrica brasileira


Fonte

Total (%)

Biomassa

8,97

Eólica

6,17

Fóssil

17,06

Hídrica

61,31

Nuclear

1,26

Solar

0,01

Importação

5,19

Total

99,97


Fonte: Banco de Informações de Geração - ANEEL - Atualizado em 07/11/2016.


De acordo com os dados da tabela e com seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA:


A

O Brasil possui grande potencial de geração de energia solar na Região Norte, fato notável pela baixa umidade local, com pouco aparecimento de nuvens.


B

A matriz hídrica no Brasil é resultado da exploração intensa dos potenciais de geração de energia nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de grandes usinas na Região Norte


C

A importação de energia do Brasil ocorre pela aquisição de urânio de países do sul da Ásia para abastecer as usinas de Angra.


D

As usinas de biomassa no Brasil têm tido papel crescente por conta da utilização de rejeitos urbano-industriais das grandes metrópoles.


E

A energia eólica é uma tendência de implantação no Brasil, sendo a Região Centro-Oeste a mais indicada por ser a área com maior capacidade de implantação.

A construção de grandes hidrelétricas no Brasil tem sido amplamente questionada. O principal argumento dos críticos a esse tipo de matriz energética é que estas


A

apresentam incompatibilidade com os recursos naturais do Brasil.


B

causam grandes impactos ambientais para sua implementação.


C

são altamente poluentes durante seu funcionamento.


D

apresentam baixa relação custo benefício.

O aumento do preço da energia elétrica para o consumidor final no Brasil incentivou o consumo mais consciente e o aumento de pesquisas por novas fontes de energia. Assinale a alternativa que apresenta apenas empresas/órgãos que regulem ou estejam envolvidos com a produção e distribuição de energia elétrica no Brasil.


A

Aneel, Anatel, Petrobrás.


B

Eletrobras, Aneel, Abradee.


C

Anatel, ANP,Abradee.


D

Eletrobras, ANP, ENRE.


E

ANP, Aneel, ANA.

Observe o gráfico que trata da oferta interna de energia elétrica (2011).

Imagem associada para resolução da questão

Após a análise do gráfico é possível afirmar que são fontes de energias renováveis:


A

Biomassa e urânio.


B

Biomassa e hidráulica.


C

Biomassa, hidráulica e urânio.


D

Carvão mineral, gás natural e petróleo.

Analise a figura a seguir.

Matriz de oferta de energia elétrica no Brasil em 2007.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica - Atlas de Energia Elétrica do Brasil. 3ª ed. – Brasília, 2008.


Analise as afirmativas sobre o tema que trata o gráfico acima.


I – A matriz de energia elétrica brasileira é baseada na energia de origem hidráulica e de gás industrial.

II – A energia nuclear no Brasil provém da energia elétrica gerada pelas usinas nucleares de Angra dos Reis/RJ.

III – A energia de biomassa é resultante do aproveitamento dos rejeitos urbano-industriais das grandes metrópoles brasileiras.

IV – A energia elétrica de origem hidráulica é a base da matriz brasileira, recebendo investimentos recentes com a construção de grandes usinas na Região Norte.


Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.


A

I, II e III.


B

II, III e IV.


C

II e III.


D

II e IV.


E

III e IV.

João Muxfeld é reconhecido como o "primeiro colonizador de Modelo". Pode-se imaginar as dificuldades de toda a sorte com que os pioneiros se depararam. Em 1949 foi construída uma usina hidrelétrica, com 30 HP de potência, que movia um moinho, uma serraria e produzia energia elétrica para as casas dos primeiros moradores. Essa usina foi construída e pertencia a:


A

Leopoldo Miguel Hermes.


B

Osvaldo Schlösser.


C

Andreas Maldaner.


D

Pedro Egídio Braun.


E

João Muxfeld.

A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em usinas:


A

Eólicas


B

Hidrelétricas


C

Termonucleares


D

Nucleares


E

Solares

Em 2015, o Brasil viveu uma situação crítica relacionada aos volumes dos reservatórios de água utilizados para geração de energia no país, o que ocasionou a adoção de bandeiras tarifárias, associadas às cores verde, amarela e vermelha. Essa sequência de cores indica uma variação


A

no custo da geração de energia.


B

no consumo da residência ou do estabelecimento comercial.


C

no uso das redes de transmissão.


D

na compra do excedente de energia das usinas.

A década de 1970 é considerada o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o Município de Foz do Iguaçu com a:


A

Criação do parque Nacional das Cataratas.


B

Construção da hidrelétrica de Itaipu.


C

Inauguração da Ponte Internacional da Amizade.


D

Ampliação do Aeroporto Internacional de Curitiba.


E

Integração do município à área de Segurança Nacional.

   
Gerar simulado