

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No Brasil, a extração do petróleo, bem como a comercialização de seus derivados, a exemplo da gasolina, é monopólio estatal exercido pela PETROBRAS.
A expansão do sistema elétrico brasileiro para a região Norte do país, planejada há mais de três décadas para explorar o potencial hídrico das bacias da Amazônia, tem ocupado grande espaço na mídia e provocado debates intensos. O projeto planeja a construção de três grandes usinas, sendo a maior delas a de _____________ no rio __________.
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima, é:
Santo Amaro – Solimões
Santo Antônio – Madeira
Belo Monte – Xingu
Jirau – Madeira
Tucuruí – Amazonas
A empresa noticiada é
a Vale do Rio Doce.
a Petrobras.
a Usina de Belo Monte.
a Embraer.
o Banco do Brasil.
Na última sexta-feira (11/03), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA [Organização dos Estados Americanos] solicitou ao governo brasileiro informações sobre a forma como estão sendo conduzidos o licenciamento e a participação das comunidades que serão atingidas com a construção [da usina] de Belo Monte. O pedido foi feito após apelos de movimentos sociais que querem uma medida cautelar para impedir o início das obras, alegando violação de direitos de comunidades indígenas e ribeirinhas.
(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/03/14/governo-prepara-resposta-a-oea- sobre-belo-monte.jhtm)
A usina de Belo Monte será construída no rio
Xingu.
Paraguai.
São Francisco.
Paraná.
Tocantins.
Para atender à demanda interna, o Brasil importou etanol dos EUA.
Hidrelétrica de Salto entra em operação
Os impactos causados pela construção de usinas hidrelétricas não se restringem aos danos sofridos pela fauna e pela flora da região alagada; frequentemente atingem dimensão social e cultural, a exemplo do alagamento de áreas habitadas e da submersão de sítios arqueológicos.
No Brasil, o lento incremento da produção e do consumo de energia elétrica decorre, basicamente, do monopólio governamental na construção das usinas e na geração e distribuição de energia.
A energia gerada em uma usina nuclear é, assim como a gerada por uma usina movida a carvão mineral, um tipo de energia de origem termelétrica.
As novas tecnologias utilizadas na construção de usinas nucleares, que as tornam mais seguras e, portanto, menos propensas à ocorrência de acidentes, têm gerado um ressurgimento da energia nuclear no planeta nos últimos anos.
No Brasil, a produção de energia hidrelétrica ainda está longe do potencial que o país possui. Há grandes possibilidades de aumento da produção, em especial na Amazônia.
Com base no texto e gráficos, não se pode dizer que:
a autossuficiência de combustíveis não promove a igualdade social econômica nem fortalece os direitos humanos.
a autossuficiência de combustíveis não está diretamente relacionada à aceitação das diferenças socioculturais.
a autossuficiência de combustíveis contribui para as desigualdades sociais e para a degradação do meio ambiente.
a autossuficiência de combustíveis promove a igualdade social e econômica, fortalecendo os direitos humanos dos países que a detém.
Atualmente vemos em vários fóruns a discussão sobre a construção da hidroelétrica de Belo Monte. Em qual local do Brasil esta hidrelétrica poderá ser construída:
No Rio Xingú que fica na Região Norte do Estado do Paraná.
No Rio Xingú que fica na Região Norte do Estado da Paraíba.
Na Região Norte do Rio Xingú que fica no Estado do maranhão.
No Rio Xingú que fica no Estado do Pará.
Tucuruí, Serra da Mesa, São Félix, Curuá-Una, Coaracy Nunes ou Paredão, Castelo Branco (ex-Boa Esperança), Três Marias, Paulo Afonso e Sobradinho são:
As maiores Áreas de Preservação Ambiental – APA’s – do Brasil.
As principais reservas de minério de ferro em exploração no Brasil.
Parques Ecológicos Nacionais de Preservação da Fauna e Flora da Mata Atlântica brasileira.
Importantes Usinas Hidroelétricas brasileiras.
As mais atuantes Organizações Não Governamentais – ONG’s – de cunho ambiental do Brasil.
“Tem capacidade de gerar 452 megawatts, por meio de três turbinas. O Lago que se formou tem uma área de aproximadamente 294,10 km2, atingindo os municípios de Peixe, Paranã, São Salvador e São Valério do Tocantins. As obras de construção da barragem começaram em junho de 2002, ficando paralisadas por um ano e foram retomadas em novembro de 2003, com a parceria entre Energias do Brasil, que detém 60% do empreendimento, e Furnas Centrais Elétricas, com 40%” (Nascimento, 2007). O texto acima refere-se a:
Usina de Cana Brava.
Usina Luis Eduardo Magalhães.
Usina Luis Carlos Barreto de Carvalho.
Usina Corujão.
Usina Peixe/Angical.
Tomando o mapa a seguir como referência inicial e refletindo acerca da questão energética no Brasil, assinale a alternativa correta.

A economia de um país se baseia em vários índices levantados pelo governo ou entidades de educação e pesquisa ligadas à área econômica e financeira. Destes, qual especificamente, é mais utilizado para calcular os aumentos de energia elétrica e dos contratos de aluguéis?
IGP-M (Índice Geral de Preço de Mercado).
IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
IPA (Índice de Preço por Atacado).
INCC (Índice de Nacional de Custo de Construção).
IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial).
Provavelmente em face da vigorosa pressão do movimento ambientalista internacional, o Brasil acaba de formalizar sua desistência de produzir biocombustível a partir da cana-de-açúcar, optando por ampliar os investimentos na exploração de petróleo.
A participação de fontes de energia renovável no Brasil é de cerca de 70%, enquanto a média mundial é de 60% e, nos países da OCDE, de 25%.
Para os produtores brasileiros não há dificuldades para exportação do etanol, que ocorre em volume cada vez maior.
A descoberta de novas fontes de gás no Brasil na plataforma marítima brasileira causou regozijo à sociedade e ao governo.
O deságio de 35% obtido pelo governo brasileiro no leilão da hidrelétrica de Santo Antonio tende a ser benéfico ao preço final da produção e distribuição da energia ao consumidor.
A PETROBRAS liderou, no Brasil, a descoberta de petróleo e gás natural em grande profundidade, no fundo do mar e abaixo de profunda camada de sal, em longa faixa da costa do Nordeste, e, se for confirmada a máxima quantidade estimada nessa região, isso fará do Brasil o detentor de grande reserva de petróleo, em nível mundial.
O fato de ser renovável e não poluir a atmosfera, são grandes vantagens da utilização da energia hidrelétrica. Além disso, o tempo de vida das usinas é bastante longo e o custo de manutenção é relativamente baixo. Porém, a construção de usinas hidrelétricas costuma causar grande impacto sócio-ambiental, o que nos permite afirmar que:
I. A inundação destrói extensas áreas de vegetação natural, comprometendo a vida animal naquele habitat modificado pela ação humana.
II. As pequenas barragens provocam danos ambientais, como a destruição de matas ciliares, o desmoronamento das margens e o assoreamento do leito dos rios.
III. Ocorre o comprometimento da vida aquática e da reprodução dos peixes.
IV. Afeta a vida das pessoas que moram na região em que a usina for construída.
V. O represamento da água, que acarreta a formação de imensos lagos artificiais, pode desabrigar populações ribeirinhas, povos indígenas, pequenos agricultores e inundar vilas, povoados e pequenas cidades.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e V
I, III e V
II, III e IV
I e V
I, II, III, IV e V