A idealização e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tem como um de seus press...

1
Q1569888
Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidades Específicas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Polícia Militar - PM RO
Prova: PM/RO - PM RO - Aspirante da Polícia Militar - 2018

A idealização e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tem como um de seus pressupostos as pressões da Bolívia por outro acesso ao Oceano Atlântico, via navegação pelo Rio Amazonas, posto que a Guerra do Pacífico havia ceifado, dos bolivianos, a estratégica e soberana saída para o oceano, situação que perdura até os dias atuais. Este país perdeu nessa guerra, seus territórios e seus portos no Oceano Pacífico. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A

A autorização para a construção das obras da Ferrovia Madeira-Mamoré foi entregue ao governo boliviano que assumiu total responsabilidade financeira por sua execução.

B

As obras de construção da Ferrovia Madeira-Mamoré foram autorizadas em 1870, mas tiveram início apenas meio século depois, devido à complexidade de sua execução.

C

O Governo brasileiro firmou acordo bilateral para a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré na década de 70 do século XIX, como forma de amenizar as pressões entre os envolvidos e controlar os interesses geopolíticos externos sobre essa região.

D

Apesar de contar com condições naturais e ambiente social adequado, as empresas responsáveis pela construção não executaram o serviço em razão de corrupção e desvio de recursos.

E

O Brasil concedeu a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré ao Governo peruano, evitando as pressões comerciais inglesas e norte-americanas.