Deputados homenageiam na Câmara os 100 anos de Ulysses Guimarães
“Dr. Ulysses, como era conhecido, faria aniversário na quinta-feira, 04/10/16. Familiares e cerca de 220 parlamentares prestaram a ele uma homenagem, no plenário principal da Casa, que leva seu nome. Ulysses, que morreu em 1992 em um acidente de helicóptero, e completaria nesta quinta 100 anos.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/10/camara-faz-homenagem-aos-100-anos-de-ulysses-guimaraes.html.)
Com uma vida política ativa, é correto afirmar que
o grande feito de Ulysses foi promulgar a “Lei da Anistia”, responsável pela abertura da Ditadura Militar, de forma lenta, gradual e segura.
Ulysses Guimarães foi, durante muitos anos, o Presidente da Casa Civil, no período militar, responsável pela criação da “Lei de Segurança Nacional”.
Ulysses Guimarães foi o principal mandatário da República, no período populista, ministro de Jango e criador das “Reformas de Base” sua grande contribuição social.
o grande legado político de Ulysses Guimarães, inquestionavelmente, é o comando da Assembleia Nacional Constituinte que deu origem à “Constituição Cidadã” (1988).