Imagem de fundo

Em análise dos processos de compra, a Auditoria Interna de...

Em análise dos processos de compra, a Auditoria Interna de uma empresa descobriu que um mesmo item foi adquirido nas seguintes situações:

Imagem associada para resolução da questão

Considere que um compliance officer recebeu esse relatório e identificou a necessidade de outros três procedimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a conduta que não geraria benefício para a empresa nem reduziria o risco envolvido no processo.


A
Uma vez certificada a fraude, desligar imediatamente o comprador, conforme previsto no Código de Ética e de Conduta, bem como impedir que futuras compras sejam feitas desse fornecedor.

B
Implementar um relatório que aponte as variações de preços entre produtos idênticos adquiridos pela empresa, destacando as compras que variaram mais que 20%. Mesmo que tais compras tenham sido aprovadas em instância superior, exigir explicações sobre o porquê de tal variação.

C
Chamar o representante da Comercial Fantasma até o escritório e solicitar a ele que esclareça a apresentação de preços de R$ 30 e R$ 500 para o mesmo produto, ainda mais considerando que a compra com maior preço foi uma compra normal, e a de maior valor foi uma compra urgente. Caso seja confirmada a fraude, por medo de perder o cliente, esse representante contará o que aconteceu nessas duas transações.

D
Instruir o Setor de Compras para que, a partir desse momento, sejam exigidas aprovações por instâncias superiores toda vez que o preço oferecido for superior a 10% do valor da compra anterior. Esse procedimento possibilitará maior segurança e garantirá que os preços dos itens comprados mantenham coerência, pelo menos, desde sua última compra.