Imagem de fundo

Um dos problemas críticos das bibliotecas e instituições...

Um dos problemas críticos das bibliotecas e instituições atuais é a preservação digital cujo objetivo é


A

garantir a recuperação da informação por meio de padrões de metadados Dublin Core e uso de códigos D.O.I. – digital object identifier.


B

processar, digitalizar, tratar as imagens recolhidas, utilizar sistemas de reconhecimento de caracteres ópticos e, finalmente, indexar e armazenar o arquivo digital em repositórios institucionais.


C

utilizar softwares internacionais de código fonte abertos para a coleta, indexação e recuperação de documentos digitais, no todo ou nas partes que o compõem.


D

garantir que a informação digital permaneça acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro, recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento da sua criação.


E

consolidar todo o processo de construção do conhecimento, garantindo aos detentores de seus diretos autorais o direito ao autoarquivamento ou submissão pessoal de seus documentos.