

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Ao elaborar uma política de indexação para uma rede de bibliotecas universitárias, é necessário articular de forma sistemática diversos elementos técnicos e institucionais.
Assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio estruturante da política de indexação adotada pela Unesp.
A padronização terminológica deve ocorrer com base em vocabulários controlados pré-coordenados, porque eles asseguram, por princípio, a estabilidade da indexação e, em decorrência, eliminam as ambiguidades na recuperação da informação.
A formulação da política deve privilegiar a linguagem natural utilizada pelos usuários de cada área do conhecimento, porque elimina a necessidade de mediação do conhecimento técnico dos indexadores.
A política deve ser estruturada com base em fases interdependentes – preparação, desenvolvimento e avaliação –, valorizando a experiência dos indexadores como ponto de partida para a construção coletiva das diretrizes.
A definição dos pontos de acesso deve partir da autoridade catalográfica nacional vigente, evitando-se as variações terminológicas observadas em contextos institucionais específicos.
A construção da política de indexação deve se apoiar, prioritariamente, na tradição estruturalista saussuriana, paradigma que neutraliza e confere objetividade aos critérios de representação temática.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.