

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Os livros digitais são uma realidade, e as bibliotecas, principalmente as escolares, precisam se adequar para passarem a oferecê-los aos seus usuários. Pensando nisso, a SEE/MG criou um comitê de trabalho com o objetivo de estudar as formas de aquisição desse material. Com base na obra intitulada “Livro digital e bibliotecas”, de Liliana Giusti Serra, com relação às considerações que o comitê de trabalho deve ter em mente acerca da aquisição de livros digitais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os livros digitais estão mudando radicalmente a realidade das bibliotecas e sua inclusão nos acervos deve ser pensada na forma de somar forças com o mercado editorial, garantindo a permanência dos negócios e cumprindo com a sua função original de preservação de publicações e acesso ao público.
( ) As dificuldades encontradas na incorporação do livro digital nas bibliotecas não se limitam apenas a questões burocráticas das próprias unidades de informação, uma vez que ainda não há uma grande diversidade de modelos de negócios estabelecidos pelo mercado editorial que comprometam a aquisição e o empréstimo digital.
( ) O livro digital provoca uma mudança nas relações de aquisição de conteúdo e sua disponibilização ao usuário, sendo necessário repensar o desenvolvimento da coleção, de forma a garantir a continuidade de títulos nos acervos, mensurar o uso que é feito das obras adquiridas, aferir o controle de acesso aos conteúdos para evitar utilizações não autorizadas, além de oferecer novas possibilidades de consulta e serviços.
( ) O mercado de venda de livros digitais está completamente alinhado com as demandas das bibliotecas, uma vez que as editoras criaram um amplo espaço de negociação e oferecem modelos de negócios que correspondem integralmente aos interesses dos bibliotecários.
A sequência está correta em
F, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.