

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo a NBR 6029, da ABNT, a definição “texto explicativo, redigido de forma clara, concisa e sem ambiguidade, para descrever uma ilustração” designa a:
legenda;
nota de rodapé;
nota explicativa;
referência;
citação.
Suponha que um usuário, em fase de elaboração de dissertação, ficou com dúvidas no momento da elaboração da referência de um artigo científico. Sabendo da existência de um serviço de orientação na Biblioteca Universitária, procurou o Bibliotecário e apresentou as opções abaixo. Qual delas observa estritamente a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas?
FONSECA, E. N. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 125-127, jan./jun. 1987. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1464/1
083 >. Acesso em: 25 mai. 2013.
FONSECA, E. N. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 125-127, jan./jun. 1987. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1464/1
083 >. Acesso em: 25 maio 2013.
FONSECA, E. N. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 125-127, jan./jun. 1987. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1464/1
083 >. Acesso em: 25 mai. 2013.
FONSECA, E. N. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, n. 2, v. 16, p. 125-127, jan./jun. 1987. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1464/1
083 >. Acesso em: 25 maio 2013.
FONSECA, E. N. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, n. 2, v. 16, p. 125-127, jan./jun. 1987. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1464/1
083 >. Acesso em: 25 de maio de 2013.
Nos caso de documentos apresentados em meio eletrônico, a norma ABNT NBR 6023:2002 recomenda:
Todo documento em meio eletrônico tem características próprias, portanto são referenciados cada qual dentro de suas características.
As referências devem obedecer aos padrões indicados para o tipo de material, isto é, monografia, artigo, tese, etc., acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico.
O documento em meio eletrônico deve ser referenciado a partir do suporte, de onde se deve levantar todas as informações necessárias.
Os documentos em meio eletrônico são referenciados dentro do padrão indicado para documentos impressos e o suporte nem precisa ser mencionado.
A norma ABNT NBR 6028:2003 - Informação e documentação - Resumo e apresentação - recomenda:
O uso de abreviações, símbolos e contrações devem ocorrer sempre que o resumo esteja ultrapassando as 500 palavras.
Os verbos devem estar na primeira ou na terceira pessoa do singular.
O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de numeração de tópicos.
Deve-se utilizar a numeração de tópicos caso seja um resumo da área de exatas, pois se torna mais objetivo.
De acordo com a NBR 6023 - Informação e documentação - referências - elaboração - os elementos essenciais para a elaboração da referência de um periódico como um todo são:
Autor, título, edição, número do volume, local, editora e data.
Título, número do fascículo, local, editora, data, número de páginas.
Título, local de publicação, editor, datas de início e de encerramento da publicação da publicação, se houver.
Editor, título, local de publicação, data do início da publicação.
Quando falamos em documentos de uma biblioteca, um dos diferenciais é a imprenta. A respeito do que faz parte da imprenta de um documento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Local – o nome do local (cidade) deve ser indicado tal como figura na publicação.
II. Data – indica-se sempre o ano de publicação em algarismos arábicos. Caso nenhuma data (publicação, copyright, etc) puder ser identificada, deve-se registrar, entre colchetes, uma data aproximada.
III. Data – os meses não devem ser abreviados.
IV. Editor – no nome do editor abreviam-se os prenomes e suprimem-se outros elementos que designam a sua natureza jurídica ou comercial, desde que dispensáveis à sua identificação; porém não se indica o nome do editor quando ele for o autor.
Apenas I, II e III.
Apenas III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I e III.
A função da Biblioteca e do Bibliotecário na sociedade da informação passa por grandes transformações, devido ao advento das novas tecnologias da informação. Diante disto, é correto afirmar:
O acervo físico terá diminuído sua importância, já que a internet fornece as informações buscadas on-line.
O tamanho do acervo físico terá diminuído sua importância, pois o que deverá pesar não será os milhões de itens do acervo, mas as opções para acessar a informação demandada.
O tamanho do acervo não sofrerá mudanças e passará a conviver com as ferramentas de recuperação disponíveis.
Nenhuma tecnologia interferirá na forma da biblioteca manter seu acervo.
Utilizando as informações abaixo, assinale a alternativa que segue corretamente as recomendações da norma ABNT NBR 6023 para elaboração de referências.
Autor (es): S. Bell, N.F. Foster, S. Gibbons
Título: Reference librarians and the success of institutional repositories
Título do periódico: Reference Services Review
Local: Ann Arbor
Volume: 33
Número: 3 Páginas: 288 a 290
Data: 2005
URL: http://hdl.handle.net/1802/1965
Data de acesso: 13/10/2013
Assinale a alternativa correta.
BELL, S.; FOSTER, N.F.; GIBBONS, S. Reference librarians and the success of institutional repositories. Reference Services Review. Vol. 33, n° 3, pág. 288-290, 2005. URL: http://hdl.handle.net/1802/1965. Acesso em 13/10/2013
BELL, S.; FOSTER, N.F.; GIBBONS, S. Reference librarians and the success of institutional repositories. Reference Services Review, Ann Arbor, v. 33, n.3, p. 288290, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/1802/1965. Acesso em: 13 out. 2013
BELL, S.; FOSTER, N.F.; GIBBONS, S. Reference librarians and the success of institutional repositories. Reference Services Review. 33( 3): p. 288-290, 2005. URL: http://hdl.handle.net/1802/1965. Acesso em 13/10/2013
BELL, S.; FOSTER, N.F.; GIBBONS, S. Reference librarians and the success of institutional repositories. Reference Services Review. Vol. 33, n° 3, pág. 288-290, 2005. URL: http://hdl.handle.net/1802/1965. Acesso em 13/10/2013
Assinale a afirmação que corresponde às recomendações da norma ABNT NBR 6023:2002 para documentos jurídicos:
Em jurisprudência (decisões judiciais) os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.
Para legislação os elementos essenciais são: título, data e dados da publicação.
No caso de constituições, além do título, data e dados da publicação, acrescenta-se a palavra “constituição” entre parênteses no final da referência.
Documentos jurídicos em meio eletrônico tem como elemento essencial e que se destaca no início da referência, o tipo de suporte (CD, on-line, etc.).
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o livro tem número de páginas sempre superior a __, excluindo a capa, e o folheto tem de 4 até __ páginas, excluindo também a capa.
49 / 51
51 / 50
49 / 50
50 / 51
50 / 49
As notas são informações especiais que podem ser acrescentadas ao final das referências, para melhor identificar a obra. Assinale a alternativa que, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002.) NÃO representa um exemplo de nota.
Indicação de que a obra é um resumo.
Indicação de que a obra está no prelo.
Número de páginas.
Título de série.
Título original.
Resumos informativos são aqueles que abordam os pontos principais do documento, sem apresentar dados qualitativos e quantitativos. Esse tipo de resumo normalmente não dispensa a consulta ao original.

O principal objetivo do resumo é indicar o assunto do documento resumido apresentando concisamente seus pontos mais relevantes. Um grupo de termos de indexação, por sua vez, serve ao mesmo propósito. A respeito dos tipos e funções dos resumos, assinale a opção correta.
Denomina-se resumo sintético o resumo mediante o qual se descreve um documento em uma única frase.
Por meio do resumo informativo é sintetizada a substância do documento, incluindo-se os resultados apresentados.
A leitura do resumo informativo substitui a leitura do documento original.
Em face de os resumos serem uma representação sucinta do conteúdo de um documento, eles desempenham a mesma função dos extratos.
A natureza do documento a ser resumido consiste no fator que exerce maior influência sobre a extensão de um resumo.
Ainda com relação aos tipos e funções dos resumos, assinale a opção correta.
O resumo indicativo é denominado também de resenha.
Os resumos podem substituir o texto integral nas atividades de indexação.
O termo minirresumo designa um resumo sintético.
O resumo telegráfico consiste em uma subcategoria do resumo sintético.
O resumo crítico ou a recensão crítica condensada é redigido por especialistas mediante a análise crítica de um documento.