

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um registro bibliográfico padronizado de acordo com o formato MARC 21 contém TAGs divididas em centenas.
Segundo os Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA de 2009, a descrição bibliográfica
I. pode ser feita de acordo com vários níveis de detalhe; II. baseia-se no item enquanto representante da manifestação, podendo incluir atributos que pertençam às obras e expressões nela contidas; III. deve conter dados descritivos baseados em uma norma internacionalmente vigente. Pode-se afirmar queo item II está incorreto; a descrição bibliográfica se baseia no item enquanto representante de uma entidade.
todos os itens estão incorretos; a descrição bibliográfica depende dos objetivos do catálogo e da conveniência dos usuários.
o item I está incorreto; os Princípios de Catalogação da IFLA especificam três níveis de descrição.
todos os itens estão corretos; deve-se criar uma descrição bibliográfica separada para cada manifestação.
o item III está incorreto; os Princípios de Catalogação da IFLA já constituem a norma que determina os dados descritivos.
Analise as referências abaixo.
I. ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. & SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em:
IV. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia. Buenos Aires, v. 24, n. 2. Primavera de 1998.
V. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998 [http://www.idg.com.br/ abre.htm] Acesso em: 10 set. 1998.
Segundo a NBR 6023, estão corretas, APENAS
II e V.
I e V.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Segundo a NBR 6023, os elementos essenciais da referência bibliográfica de partes de revista são:
título da publicação, local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação.
autor da parte, título do artigo, local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação.
título da publicação, nome do editor, local de publicação, numeração do ano e/ou volume, numeração das seções apresentadas, informações de períodos e datas de sua publicação.
título da publicação, local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação, ISSN.
nome do editor, título da publicação, local de publicação, numeração do ano, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação, dados da paginação.
No contexto das funções administrativas de bibliotecas e outros tipos de unidades de informação, organização diz respeito aos processos de representação da informação.
A NBR 6029/2006 – Informação e documentação: livros e folhetos: apresentação – estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto. Com base nesta norma, analise as afirmativas abaixo:
1. Posfácio é a matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
2. Livro é uma publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).
3. O anexo é um elemento opcional e quando utilizado é identificado por números consecutivos, travessão e pelo respectivo título.
4. Apêndice é o texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
5. Crédito é a indicação dos nomes pessoais ou institucionais e da natureza da participação intelectual, artística, técnica ou administrativa na elaboração da publicação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
De acordo com a NBR 14724, são elementos obrigatórios em um trabalho científico:
capa, lombada, folha de rosto e errata.
folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos e epígrafe.
resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, lista de ilustrações e lista de tabelas.
lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, sumário e capa.
capa, folha de rosto, folha de aprovação e sumário.
A respeito do modelo conceitual FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos), considere o trecho a seguir:
A relação entre uma obra e uma ou mais obras que dela fazem parte. Este tipo de relação, usualmente conhecida como ‘relação vertical’ ou ‘relação hierárquica’ se expressa em geral nos dados bibliográficos, nos pontos de acesso ou em notas de conteúdo.
A relação apresentada acima é a
descritiva.
de acompanhamento.
sequencial.
de característica compartilhada.
todo/parte.
Analise a referência apresentada abaixo, elaborada segundo a NBR 6023/2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração:
FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças (Org.). Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005.
Assinale a alternativa correta.
A referência apresentada é de uma parte de monografia.
Os sobrenomes dos autores da obra devem ser apresentados em letra minúscula.
A referência está incorreta, uma vez que o título e o subtítulo devem estar em negrito.
Por ser tratar de uma coletânea com organizadores, o termo organizador deve ser indicado por extenso.
É uma referência de uma monografia no todo, organizada por dois autores e apresenta os elementos essenciais.
Indique entre as alternativas a que melhor corresponde ao conceito de apêndice:
Complementa a argumentação do autor esclarecendo o texto, documentação incluída ao final do trabalho.
Não é elaborado pelo autor, mas complementa sua idéia.
Explica a matéria informativa e explicativa, geralmente elaborada após a conclusão da obra.
Não pode ser cronológico.
Para Carvalho (2004), “firmou-se como fórum privilegiado de discussão dos problemas enfrentados pelas bibliotecas universitárias brasileiras, fortalecendo a colaboração entre essas organizações, como também o desenvolvimento de estudos e projetos na área.” Também é um aspecto relevante no desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste fórum:
Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU)
Congresso Estadual de Bibliotecas Universitárias (CEBU)
Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SBCI)
Seminário Nacional de Biblioteca Universitária (SNBU’s)
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da informação (CBBD)
Os sistemas de classificação bibliográfica necessitam
banalizar os esforços para refinar o processamento da informação.
deixar de seguir as mudanças do ambiente em que estão instalados.
de teorias mais simples para que representem e facilitem a busca pelo objeto a que almeja fazê-lo.
de classificadores que possuam um olhar crítico e acompanhem a insatisfação dos usuários ao buscarem nova qualidade de classificação, sendo um trabalho solitário que visa integrar a sociedade científica.
recorrer à teoria dos conceitos, identificando elementos pertinentes para aproximá-los da tarefa de representação do conhecimento.
Na preparação de índice de publicação, devem ser excluídas as informações constantes em prólogos, prefácios, introduções e notas de rodapé.
No registro bibliográfico de artigo de periódico, o título, destacado graficamente com sublinha, deve ser obrigatoriamente grafado de forma abreviada.
Segundo a NBR 14724, índice é a
apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.
folha onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.
lista das folhas e linhas onde ocorrem erros, seguidas das devidas correções.
lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
Biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata a vida e a atividade de alguém. Assinale a alternativa que apresenta alguns critérios para a sua avaliação.
Abrangência temática, cobertura, formatos, encadernação, idioma, qualidade do papel e acesso.
Propósito, alcance da fonte, arranjo, dados incluídos, acesso, precisão dos dados e referências.
Autoridade, número de registros, acesso, idioma, encadernação, propósito e forma de atualização.
Alcance da fonte, formatos, periodicidade, ilustrações, qualidade do papel, precisão e fornecedor.
Autoridade, propósito, cobertura, periodicidade, ilustrações, número de registros e ponto de vista.
Assinale a opção que apresenta as seções em que estão divididos os registros MARC.
líder, nível bibliográfico e terminador de campo
campos variáveis, diretório e terminador de registro
catalogação descritiva, terminador de campo e nível bibliográfico
líder, diretório e campos variáveis
líder, diretório e catalogação descritiva