Biblioteconomia Recursos e serviços de informação Serviços de informação

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.” Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

 2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

 5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS

  • A. 1, 3 e 5, apenas.
  • B. 2,4 e 5, apenas.
  • C. 3, 4 e 5, apenas.
  • D. 1, 2, 3, 4 e 5.
  • E. 2, 3 e 5, apenas.