Imagem de fundo

No livro “Prática do Serviço de Referência”, Denis Grogan (1995) afirma que muitos dos ...

1
Q1043368
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Prova: UFSC - UFSC - Bibliotecário Documentalista - 2019

No livro “Prática do Serviço de Referência”, Denis Grogan (1995) afirma que muitos dos problemas humanos podem ser resolvidos por meio da informação, sendo que a biblioteca é uma das instituições mais indicadas para recuperá-la de maneira eficaz. Dentre os serviços prestados por uma biblioteca, o serviço de referência é um dos que mais se destaca em relevância, pois é por meio dele que ocorre a forma mais direta de interação entre o usuário e o bibliotecário. A partir disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Entre as categorias de questões respondidas pelo bibliotecário de referência, incluem-se as consultas de caráter administrativo e de orientação espacial, as consultas de localização de fatos e as consultas de localização de material.

II. Todos os usuários que se dirigem ao serviço de referência de uma biblioteca têm plena ciência da informação de que necessitam, formulando pedidos coerentes com essa necessidade.

III. O processo de referência compreende oito etapas: o problema, a necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.

IV. Uma minoria significativa de usuários que procuram o serviço de referência de uma biblioteca não formula questões coerentes com suas necessidades informacionais, porque não consegue expressar com clareza essa necessidade ou porque não está tão certa quanto a ela.

A
Todas as afirmativas estão corretas.
B
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente as afirmativas II e IV estão corretas
D
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
E
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.