Imagem de fundo

De acordo com a Declaração de Budapeste (2002), Acesso...

1
Q1043384
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Prova: UFSC - UFSC - Bibliotecário Documentalista - 2019
De acordo com a Declaração de Budapeste (2002), Acesso Aberto à “literatura científica revisada por pares significa a disponibilidade livre na Internet, permitindo a qualquer usuário ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses artigos, recolhe-los para indexação, introduzi-los como dados em software, ou usá-los para outro qualquer fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis ao próprio acesso a uma conexão à Internet.” As duas principais estratégias defendidas pelo movimento do Acesso Aberto para implementação destes requisitos de acesso à literatura científica são:

A
a via verde, que consiste na indexação de periódicos em bases de dados internacionais, e a via amarela, que consiste na publicação de conteúdo gratuitamente em sites, blogs e redes sociais.

B
a via ouro, que consiste no depósito de conteúdo científico em repositórios institucionais, e a via prata, que consiste na indexação de periódicos em bases de dados internacionais.

C
a publicação de artigos em periódicos científicos indexados em bases de dados comerciais, mediante o pagamento de taxas de processamento de artigos, e a distribuição gratuita de conteúdos científicos em portais como o Domínio Público.

D
a via ouro, que consiste no depósito de conteúdo científico em repositórios institucionais, e a via diamante, que consiste na publicação de conteúdo gratuitamente em sites, blogs e redes sociais.

E
a via verde, que consiste no depósito de artigos científicos publicados ou aceitos para publicação em repositórios e a via dourada, que consiste na publicação de artigos em acesso aberto em periódicos científicos.