Imagem de fundo

O Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2

O Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2

A

apresenta as regras básicas para a descrição de todos os materiais de biblioteca na Introdução que estabelece todas as regras de aplicabilidade geral, sendo que as regras para tipos específicos de material encontram-se nos Capítulos 1 a 10.

B

especifica dois níveis de descrição, e cada um desses níveis deve ser considerado como mínimo para atingir uniformidade da catalogação, sendo desnecessário que os registros informatizados incluam a indicação do nível do item.

C

apresenta, dentro de cada capítulo, a numeração das regras com estrutura mnemônica; dessa forma, a regra l.4C trata do lugar de publicação de qualquer material; a 2.4C, do lugar de publicação para monografias impressas; a 3.4C, do lugar de publicação para materiais cartográficos.

D

informa, como regra, que cada capítulo da parte I repete a especificação geral sobre a fonte principal de informação para descrição e que se devem considerar apenas dados encontrados no próprio documento para descrição bibliográfica de todos os tipos de materiais.

E

orienta, como regra geral, para antepor sempre e apenas um espaço a cada área, com exceção da primeira, ou a cada ocorrência de uma área de nota ou de número normalizado, mesmo nos sistemas automatizados.