Questão de concurso
1
Q1302431
Biblioteconomia Ações Culturais e Educativas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade de Blumenau - FURB
Prova: FURB - Prefeitura de Timbó - Bibliotecário

Bibliotecas são espaços de informação e cultura. Para Teixeira Coelho, “um processo de ação cultural resume-se na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos de cultura, e não seus objetos”. Sobre ação cultural, é correto afirmar:

A

É importante distinguir “ação cultural” de “animação cultural”. Esta última expressão refere-se à elaboração de materiais de divulgação de eventos realizados por centros de cultura.

B

Por meio do lúdico e do imaginário, a biblioteca deverá exercer uma participação mais efetiva em eventos e projetos voltados ao resgate cultural, promovendo ações que visem à mediação da informação no processo político-educativo dos seus usuários e não usuários.

C

Ação cultural em bibliotecas públicas deve ser acompanhada apenas de projetos ligados à leitura, pois este é o objetivo principal dessas instituições.

D

É responsabilidade das Fundações Municipais de Cultura a realização de ações culturais, não cabendo as Bibliotecas interferir nesse processo.

E

Por meio de ações culturais, a biblioteca romperia com seus paradigmas tradicionais, continuando a ser apenas um suporte ou uma extensão da comunidade caracterizada pelo excesso de burocracia, pelo zelo por seu acervo ou por seu espaço físico e pelo tecnicismo exagerado de seus profissionais.