A bioética é um campo de estudo em que são abordadas questões de dimensões morais e éticas, que tem por finalidade relacionar pesquisas, decisões, condutas e procedimentos da área da biologia e da medicina ao direito à vida e o respeito à pessoa independente de sua etnia, nacionalidade, gênero, orientação sexual ou credo religioso.
A bioética em sua definição faz predominar duas questões: conhecimentos biológicos e valores humanos. Nesse sentido, alguns princípios fundamentam a sua prática, independente da sua interdisciplinaridade contemplada nas áreas, como: biologia, direito, filosofia, ciências exatas, ciência política, medicina, meio ambiente, entre outras.
Nesse contexto, assinale a afirmativa incorreta quanto aos princípios da bioética.
Princípio da igualdade: é a obrigação moral de agir para o benefício do outro.
Princípio da não maleficência: é o dever de se abster de fazer qualquer mal para outrem, de não lhes causar danos ou colocá-los em risco.
Princípio da autonomia: é o respeito à autodeterminação ou autogoverno, ao poder de decidir sobre si mesmo. Preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada.
Princípio da justiça: é a distribuição justa, equitativa e apropriada na sociedade, de acordo com normas que estruturam os termos da cooperação social.