Imagem de fundo

Em determinado laboratório, foram realizados experimentos...

Em determinado laboratório, foram realizados experimentos empregando-se diferentes frações proteicas obtidas a partir do fracionamento cromatográfico das secreções salivar, gástrica e pancreática. A tabela a seguir ilustra os resultados obtidos.


fração cromatográfica

origem

substrato

atividade enzimática

I

saliva

amido

+

II

saliva

carne

−

I

secreção gástrica

amido

−

II

secreção gástrica

carne

+

I

secreção pancreática

amido

+

II

secreção pancreática

carne

+


(+) – presença de atividade enzimática

(−) – ausência de atividade enzimática


Com base na situação hipotética e nos resultados apresentados, assinale a opção correta.


A

Na fração I de origem salivar, observa-se o efeito de uma lipase capaz de hidrolisar o amido, rico em ácidos graxos.


B

Na fração II resultante da secreção gástrica, observa-se o efeito da enzima elastase, secretada pelas células pépticas do estômago.


C

Na fração II proveniente da secreção pancreática, observa-se a ação de proteases como a tripsina, capaz de realizar a hidrólise das proteínas da carne.


D

A enzima presente na fração I proveniente da secreção gástrica tem seu pH ótimo de ação em meio alcalino, por isso não foi detectada atividade biológica.


E

A enzima presente na fração I da secreção pancreática é capaz de realizar a hidrólise do dissacarídeo sacarose, liberado com a degradação do amido.