

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A prova direta em uma tipagem sanguínea é realizada testando-se eritrócitos do paciente com anticorpos monoclonais específicos anti-A e anti-B. O antissoro anti-AB é opcional quando a tipagem sanguínea é realizada com anticorpos monoclonais. A prova reversa pesquisa anticorpos anti-A e anti-B no soro ou plasma do paciente testado com hemácias reagentes fenotipados A1 e B e, opcionalmente, A2 e O. A prova reversa sempre deve ser realizada, EXCETO em:
Crianças com idade inferior a quatro anos de vida e doadores de sangue que tenham resultado de tipagem sanguínea como “O negativo”.
Crianças com idade inferior a quatro meses de vida e para confirmar a tipagem sanguínea de doadores de sangue previamente fenotipados.
Recém-nascidos até os seis meses de vida, por terem ainda os anticorpos da mãe, e doadores de sangue assíduos há mais de cinco anos.
Indivíduos de qualquer idade com anemia hemolítica ou eritroblastose fetal devido à retirada precoce de hemácias da circulação sanguínea.
Indivíduos que realizaram doações recentes, como no período de quatro meses para os homens e de seis meses para as mulheres, mesmo que não tenham sido fenotipados.