Imagem de fundo

O processo de sucessão ecológica numa rocha se divide em três fases. Relacione a Coluna...

O processo de sucessão ecológica numa rocha se divide em três fases. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as fases aos seus respectivos conceitos.


Coluna 1


1. Ecese.

2. Sere (ou séries).

3. Clímax.


Coluna 2


( ) Em sua atividade metabólica, os liquens produzem ácidos orgânicos, que vão lentamente corroendo a rocha. Gradativamente, novas camadas de liquens vão se formando, constituindo um delgado “solo vivo” sobre a rocha. A partir de então, as condições possibilitam o desenvolvimento de musgos, pequenas plantas do grupo das briófitas.

( ) É caracterizada como fase de transição. Sobre a rocha, com uma camada mais espessa de solo, espécies de plantas maiores, como samambaias e gramíneas, poderão desenvolver-se. Essas espécies mudam o ambiente. As plantas, por exemplo, sombreiam a superfície da terra, contribuem para os detritos no solo e alteram seu nível de umidade. Essas mudanças frequentemente inibem o sucesso continuado das espécies pioneiras que as causam, mas tornam o ambiente mais adequado para as espécies que seguem, as quais, então, excluem aquelas responsáveis pelas mudanças iniciais.

( ) A comunidade estabiliza-se e conta com grande número de espécies. Sobre a rocha, há o desenvolvimento de plantas de maior porte, constituindo uma comunidade com o aspecto de uma pequena floresta, mais estável e menos sujeita a mudanças em curto prazo. Ocorre aumento no número de espécies e na biomassa. A biomassa torna-se estável porque a comunidade passa a consumir tudo o que produz.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

1 – 2 – 3.

B

2 – 3 – 1.

C

3 – 1 – 2.

D

1 – 3 – 2.

E

2 – 1 – 3.