Imagem de fundo

Os vermes platelmintos T. solium, T. saginata e o menos conhecido T. asiatica são espéc...

Os vermes platelmintos T. solium, T. saginata e o menos conhecido T. asiatica são espécies responsáveis pela teníase humana. As formas larvais dessas espécies, por sua vez, são responsáveis pela cisticercose. O ciclo das tênias implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. Na fase adulta, o único hospedeiro definitivo dessas tênias é o ser humano, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de T. solium e T. asiatica são os suínos e os de T. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura. Há, portanto, três fases com relação à população de parasitas: adulto no hospedeiro definitivo, ovos no ambiente e cisticercos, sua fase larvar, no hospedeiro intermediário.

A figura abaixo ilustra as três espécies de tênia mais comuns. O verme adulto possui três segmentos corporais: escólex ou cabeça, um pescoço estreito, e um grande estróbilo com centenas de proglotes. As espécies T. solium e T. saginata possuem distribuição global, enquanto a T. asiatica é geograficamente restrita à Coreia, Japão, China e Sudeste Asiático.



Considerando a anatomia externa das tênias mostrada na figura, assinale a alternativa que identifica de forma correta cada um desses parasitos.

A

I - T solium, II - T. asiática e III - T. saginata.

B

I - T. solium, II - T. saginata e III - T. asiática.

C

I - T. saginata , II - T solium e III - T. asiática.

D

I - T. asiática, II - T. saginata e III - T. solium.