Imagem de fundo

Qualquer espécie viva pode, em tese, reproduzir-se e...

Qualquer espécie viva pode, em tese, reproduzir-se e aumentar numericamente de forma ilimitada. Apenas um casal de elefante, por exemplo, apesar de se reproduzir lentamente (em relação a outros animais), poderia ter 15 milhões de descendentes em 500 anos. Segundo a teoria da evolução pela seleção natural proposta por Darwin, assinale a alternativa que melhor justifica o fato que o mundo hoje não estar coberto por elefantes.


A

Os elefantes utilizam métodos contraceptivos para controlar o tamanho de sua prole.


B

A linha evolutiva dos elefantes se desenvolveu de forma a limitar as possibilidades de reprodução desta espécie, independentemente das condições do ambiente.


C

Apesar do ambiente apresentar recursos suficientes para uma reprodução desenfreada, a maioria das espécies não está adaptada para usufruir destes recursos.


D

Existe um mecanismo evolutivo que gera, de tempos em tempos, indivíduos da prole completamente estéreis.


E

Apesar do potencial de reprodução das espécies ser ilimitado, os recursos que o ambiente fornece são limitados. Sendo assim, existe uma competição por estes recursos e nem todos os nascidos podem sobreviver.