A parede celular das células vegetais encontra-se localizada externamente à membrana plasmática e é composta por longas e resistentes microfibrilas de celulose, que se mantêm unidas por uma matriz formada por glicoproteínas e pelos polissacarídeos hemicelulose e pectina, como mostra a figura abaixo:
A parede celular envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo. Essa parede pode ser primária e secundária. No entanto, a parede secundária é uma estrutura que não está presente em todos os organismos vegetais. Além das paredes primária e secundária, há, também, a lamela média formando a estrutura da parede celular vegetal. Considerando a composição e a função dos elementos estruturais da parede celular vegetais, assinale a afirmativa incorreta.
A parede primária é uma estrutura celulósica secretada logo após a divisão celular. Além da celulose, é formada, também, por hemicelulose e pectinas. Apesar de fina, ela é resistente e flexível, o que faz permitir o crescimento celular. Possui um elevado teor de água, com cerca de 70%, com as pontes de hidrogênio proporcionando maior elasticidade à essa estrutura.
A parede secundária é formada basicamente de celulose e hemicelulose. É uma estrutura mais espessa que a parede primária, além de ser bem mais resistente porque é composta de lignina. Possui um teor de água menor que a parede primária, cerca de 20%, e conferem maior rigidez às células.
A lamela média é uma fina camada formada por pectina, polissacarídeos e muito rica em celulose. Localizada entre as células individuais da planta. Sua principal função é manter as células vegetais unidas entre si, formando o tecido.
A parede celular tem como funções: proporcionar sustentação, resistência e proteção das plantas contra patógenos externos. Com isso, ela colabora com a absorção, transporte e secreção de substâncias. A parede celular funciona, também, como um filtro das células vegetais, tendo em vista que permite a troca de substâncias entre outras células vizinhas.
A parede celular protege contra a entrada excessiva de água, evitando, portanto, a ruptura osmótica da célula. Além disso, a parede celular desempenha outra importante função nas plantas, que é conferir as diferentes formas que as células vegetais apresentam.