Imagem de fundo

Na maioria das espécies, os organismos masculinos produzem espermatozoides, gametas peq...

Na maioria das espécies, os organismos masculinos produzem espermatozoides, gametas pequenos e móveis, nas glândulas sexuais. O processo para produção desses gametas é conhecido por espermatogênese e pode ser dividido, basicamente, em quatro fases: multiplicação (também chamada fase germinativa); crescimento; maturação; e, especialização. Sobre a fase de maturação, é correto afirmar que:

A

As espermátides perdem grande parte do citoplasma, e, a partir do centríolo, desenvolve-se uma cauda ou flagelo e se transformam em espermatozoides.

B

As espermatogônias crescem, sofrem meiose e se tornam espermatócitos primários: duas células haploides, que sofrem uma segunda divisão meiótica e formam quatro células, espematócitos II.

C

Os espermatócitos II sofrem uma divisão da meiose, formando duas células haploides: as espermátides, que por sua vez, passam por uma segunda divisão meiótica e formam os espermatozoides.

D

Os espermatócitos I sofrem a primeira divisão da meiose e originam duas células haploides: espermatócito II, que sofrem a segunda divisão da meiose, formando quatro células haploides: as espermátides.