Imagem de fundo

A maioria dos animais possui três folhetos embrionários; são, portanto, triploblásticos...

A maioria dos animais possui três folhetos embrionários; são, portanto, triploblásticos. Nesses organismos, a mesoderme pode originar-se a partir de células do lábio do blastóporo que se proliferam para o interior da blastocele ou a partir de invaginações da parede do arquêntero para o interior da blastocele, como mostra a figura a seguir:







Nos animais com tubo digestivo completo, o blastóporo originará uma das aberturas desse tubo. Entretanto, em alguns animais, o blastóporo formará a boca, enquanto em outros ele dará origem ao ânus. Considerando desenvolvimento protostômio e desenvolvimento deuterostômio nos animais tripoblastos, analise as afirmativas a seguir:


I. São denominados protostômios os grupos de animais nos quais o blastóporo dá origem ao ânus, enquanto em animais que o blastóporo forma a boca, esses são denominamos deuterostômios.

II. No desenvolvimento protostômio, a clivagem é em espiral, na qual os blastômeros sofrem uma clivagem em ângulo de 45° ao eixo animal-vegetativo. Este tipo de desenvolvimento é o que ocorre nos animais acelomados, pseudocelomados e celomados. Quando presente, o celoma originado por esquizocelia é formado pela mesoderme proveniente de células do lábio do blastóporo que migram e se proliferam pela cavidade da blastocele.

III. No desenvolvimento deuterostômio, a clivagem dos blastômeros acontece de maneira radial ao eixo animal-vegetativo. Os deuterostômios, entretanto, apresentam o celoma formado por enterocelia a partir de células que se destacam de invaginações do arquêntero.


Assinale

A

se apenas a afirmativa I estiver correta.

B

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

C

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

D

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

E

se todas as afirmativas estiverem corretas.