O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) é fundamental para o diagnóstico de inúmeras manifestações neurológicas, sendo obtido, preferencialmente, por meio da punção lombar. A análise cuidadosa do LCR representa uma ferramenta diagnóstica poderosa que contribui significativamente para a orientação clínica e tratamento assertivo dos pacientes. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
O LCR em condições normais é cristalino e viscoso. A terminologia usada para descrever o aspecto do LCR inclui cristalino, viscoso, ligeiramente turvo ou turvo e alteração de cor.
Amostras suspeitas de meningites fúngicas são coradas pelo Gram e, muitas vezes, recebem uma preparação com tinta da China para ser detectada a presença de Cryptococcus neoformans encapsulados.
A contagem rotineira de células no LCR envolve a quantificação de glóbulos brancos e vermelhos. Esta contagem deve ser realizada após os procedimentos microbiológicos, uma vez que o tempo de espera não influencia a contagem celular.
Em virtude da natureza invasiva, é recomendada a coleta do LCR em frasco único, estéril e sem anticoagulantes. Prioritariamente, o material coletado deve ser direcionado para análises bioquímicas e sorológicas, seguido por exames microbiológicos e, por último, para contagem celular.