Segundo Gasparotto et al. (2011), “Aminoácidos e ácidos nucleicos são moléculas que contêm nitrogênio. Quando os animais catabolizam essas moléculas para produzir energia ou as convertem em carboidratos ou lipídios, eles produzem metabólitos secundários que contêm nitrogênio, chamados excretas nitrogenadas, as quais precisam ser eliminadas do corpo”. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Todos os animais excretam uma pequena porção de amônia na forma de amônio (NH4 + ).
A ureia é sintetizada a partir da amônia em combinação com dióxido de carbono, através de um ciclo denominado ciclo da ureia/ornitina, e apresenta toxicidade e solubilidade intermediárias, necessitando de pequenas quantidades de água para ser excretada.
As três principais moléculas utilizadas para a excreção de nitrogênio são a amônia, a ureia e o ácido úrico, juntamente com outros dois tipos de excretas menos comuns, a guanina e a alantoína.
O ácido úrico é sintetizado a partir de vários aminoácidos em combinação com o carbono disponível nas células. É extremamente insolúvel em água, podendo ser excretado quase como uma massa sólida ou em cristais, como ocorre nos insetos e nas aves.
A amônia é o produto de excreção menos eficiente para os animais aquáticos, pois elimina grandes quantidades de nitrogênio com pouca perda de carbono, além de ser altamente solúvel e difusível em água.