A membrana plasmática está presente em diversas estruturas intracelulares, além de servir como envoltório para a própria célula. Sua composição bioquímica envolve lipídios, proteínas e carboidratos, que apresentam uma organização denominada de modelo do mosaico fluido. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta:
Uma das principais características da membrana plasmática é a permeabilidade seletiva. Para garantir isso, ela só permite a passagem de substâncias através do transporte passivo por difusão simples ou difusão facilitada.
Os lipídios são mais abundantes na membrana celular, visto que os fosfolipídios justapõem-se em uma bicamada. Não é comum a transferência de fosfolipídios de uma monocamada para outra, para que isso ocorra, existem moléculas específicas trabalhando no processo, são os translocadores de fosfolipídios.
As proteínas associadas à membrana são responsáveis pelo movimento de substâncias através dela e pela recepção de sinais químicos do ambiente.
O glicocálix (glicocálice), que corresponde à região mais externa da membrana, é responsável pelo reconhecimento celular, pela prevenção de interações indesejáveis, dentre outras funções.