Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos, cuja característica comum que os define é a insolubilidade em água. Em relação aos lipídeos, assinale a alternativa correta.
Os ácidos graxos (unidade básica de um lipídeo) de ocorrência mais comum e de forma natural apresentam número ímpar de átomos de carbono em uma cadeia ramificada de 13 a 25 carbonos e em configuração trans.
O colesterol é um importante constituinte de membranas celulares em mamíferos e percursor de hormônios, assim como os triglicerídeos.
O ponto de fusão dos ácidos insaturados é mais alto que o ponto de fusão dos ácidos graxos saturados, chegando a aproximadamente 100ºC.
Os lipídeos são transportados na corrente sanguínea ligados a moléculas de carboidratos ou de proteínas, como, por exemplo, as albuminas ou as lipoproteínas.
Os glicerofosfolipídeos são lipídeos de membrana nos quais dois ácidos graxos estão unidos ao primeiro e ao segundo carbono do glicerol e um grupo fortemente polar ou carregado está unido ao terceiro carbono.