Os fixadores glutaraldeído e Karnovsky (glutaraldeído + paraformaldeído) são os melhores fixadores primários utilizados na Microscopia Eletrônica de Varredura, uma vez que outros fixadores comumente utilizados em microscopia de luz, como a formalina, ocasionam grandes artefatos às células e aos tecidos quando examinados ao microscópio eletrônico.
Isso se deve ao fato de:
O formaldeído preservar, de forma menos eficiente, a estrutura celular, uma vez que é capaz de realizar mais ligações cruzadas com os componentes estruturais, quando comparado ao glutaraldeído.
O formaldeído ser a forma polimérica do paraformaldeído, que, por sua vez, é uma solução aquosa, diluída em metanol.
Sob ação dos fixadores não aditivos, como o glutaraldeído e paraformaldeído, as proteínas celulares assumirem aspecto de gel transparente, devido à estabilização estrutural entre as moléculas fixadoras e os componentes celulares.
As soluções comerciais, designadas como formalina, conterem cerca de 11 a 16% de metanol, que extrai boa parte dos componentes do citosol e das membranas da célula, gerando péssima preservação das estruturas celulares, pela ação deletéria do metanol.