Os sacos aéreos são uma característica importante do sistema respiratório das aves, e ocupam grande parte da cavidade corporal delas. Eles são divididos em um grupo de sacos aéreos anteriores e um grupo de sacos aéreos posteriores. Os sacos aéreos estão interconectados uns aos outros, com os pulmões e com os espaços aéreos em alguns ossos. Os pulmões das aves são pequenos e deles partem os sacos aéreos, conforme a ilustração a seguir.
(https://sobre-animais-animais.webnode.page/products/a-respira% C3%A7%C3%A3o%3A-pulm%C3%B5es-e-sacos-aereos/)
No sistema respiratório das aves ocorre um fluxo de ar que
ao passar pelos inúmeros alvéolos dos pulmões, sofre troca gasosa na parede irrigada por grande quantidade de capilares sanguíneos.
ao atingir a superfície dos sacos aéreos, formada por capilares aéreos, em contato com inúmeros capilares sanguíneos, realiza trocas gasosas.
é unidirecional, passando por traqueia, brônquios, sacos aéreos posteriores, parabrônquios, brônquios, sacos aéreos anteriores, traqueia.
durante a inalação, com a expansão dos sacos aéreos, vai da traqueia para os sacos aéreos anteriores, que se contraem e empurram o ar para os pulmões.
durante a exalação, provoca a contração dos pulmões, o que empurra o ar para os sacos aéreos posteriores e deles para a traqueia.