Imagem de fundo

Os sacos aéreos são uma característica importante do sistema respiratório das aves, e o...

Os sacos aéreos são uma característica importante do sistema respiratório das aves, e ocupam grande parte da cavidade corporal delas. Eles são divididos em um grupo de sacos aéreos anteriores e um grupo de sacos aéreos posteriores. Os sacos aéreos estão interconectados uns aos outros, com os pulmões e com os espaços aéreos em alguns ossos. Os pulmões das aves são pequenos e deles partem os sacos aéreos, conforme a ilustração a seguir.



(https://sobre-animais-animais.webnode.page/products/a-respira% C3%A7%C3%A3o%3A-pulm%C3%B5es-e-sacos-aereos/)

No sistema respiratório das aves ocorre um fluxo de ar que

A

ao passar pelos inúmeros alvéolos dos pulmões, sofre troca gasosa na parede irrigada por grande quantidade de capilares sanguíneos.

B

ao atingir a superfície dos sacos aéreos, formada por capilares aéreos, em contato com inúmeros capilares sanguíneos, realiza trocas gasosas.

C

é unidirecional, passando por traqueia, brônquios, sacos aéreos posteriores, parabrônquios, brônquios, sacos aéreos anteriores, traqueia.

D

durante a inalação, com a expansão dos sacos aéreos, vai da traqueia para os sacos aéreos anteriores, que se contraem e empurram o ar para os pulmões.

E

durante a exalação, provoca a contração dos pulmões, o que empurra o ar para os sacos aéreos posteriores e deles para a traqueia.